Você está aqui
Photovoltaic Green Tile – PGT
Um dia você pensa porque colocar o telhado se vai instalar placas fotovoltáicas. No outro, o SENAI te ajuda a criar um produto que alia esses dois objetivos e com vários benefícios adicionais. Inovação para a indústria não é futuro. É presente! Conheça esta telha que já está no mercado, fruto de um projeto de PDI.
O Projeto Photovoltaic Green Tile – PGT foi desenvolvido pelo Instituto SENAI de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia, em parceria com a empresa Forte Indústria e Comércio de Artefatos Plásticos LTDA. Tem como fonte de fomento o Edital de Inovação para a Indústria, uma iniciativa para o desenvolvimento de projetos de inovação em empresas industriais de todos os portes, incluindo startups de base tecnológica.
O objetivo do projeto foi desenvolver uma telha fotovoltaica, denominada Photovoltaic Green Tile, composta por polímeros, preferencialmente recicláveis, células fotovoltaicas, sistema de condicionamento de energia elétrica grid-tie (para ser ligada diretamente a rede elétrica) e um sistema de diagnóstico para indicar o status do “grid” de telhas. Este produto foi desenvolvido para atender as necessidades do setor doméstico e industrial.
Algumas vantagens e benefícios do produto:
- A telha possui o mesmo tamanho de uma telha plana de concreto;
- Encaixa-se perfeitamente ao telhado comum;
- Pode-se mesclar as telhas comuns planas com a Green Tile;
- O telhado, além da função de cobertura, também vai gerar energia;
- A telha possui um sistema fotovoltaico com capacidade de gerar eletricidade por meio da transformação de energia solar em energia elétrica;
- Fácil instalação;
- Garantia de 80% de geração de energia em até 25 anos.
Produto lançado na Feira Construsul em 2019, já em comercialização. Leia a matéria feita pelo Sistema FIERGS.
Outros cases
09/04/2019
17/11/2021
A reciclagem e reaproveitamento de resíduos é um dos principais problemas do setor de moda e vestuário. Buscan...
08/05/2018
Estudo para viabilização da utilização de uma maior quantidade de ovos em massas alimentícias nacionais.