Você está aqui

A presidente da entidade norte-americana Alliance to Save Energy, Kateri Callahan, esteve na sede da FIERGS nesta sexta-feira para ministrar a palestra Eficiência Energética: Base para a Melhoria da Produtividade e Desempenho Ambiental. A instituição tem como lema “Usando Menos. Fazendo Mais”. Alguns dados apresentados por ela mostram que é possível aliar crescimento econômico com redução do consumo de energia. Mostrou que em 2014, os Estados Unidos reduziram em 10% os níveis de emissão de CO² em comparação a 2005, sem deixar de lado o crescimento do PIB. “A melhor fonte de energia é economizar, por meio de seu uso racional. Como já diz o nosso lema, usar menos, fazendo mais”, sugere. Até 2030, a meta do país americano é dobrar a produtividade energética e que é fundamental a união entre representantes políticos, empresários, entidades ambientais e universidades.  
 
Sobre o Brasil, Catari informou que concessionárias nacionais investiram mais de US$ 530 milhões entre 2012 e 2014 para reduzir o consumo de eletricidade em 10% até 2030. Ela informou, também, que busca parceiros para o desenvolvimento de projetos por aqui. 
 
Durante a visita à FIERGS, foi apresentado ainda o Instituto Senai de  Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia, de Esteio, organizador do evento em parceria com Consulado Geral dos Estados Unidos da América em São Paulo. “Fiquei muito empolgada com o foco do Senai em contribuir para as indústrias do Rio Grande do Sul no consumo consciente de energia”, afirmou. 
 
FOTO: Dudu Leal
 
 
Publicado sexta-feira, 20 de Novembro de 2015 - 16h16