Você está aqui

Senai-RS prepara profissionais para a Nova Economia

Atender aos grandes projetos que estão em execução no Rio Grande do Sul e que farão parte da Nova Economia gaúcha é um dos principais objetivos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) para 2010. "Estamos pensando no longo prazo e agindo no curto prazo para transformar o Estado no principal eixo de uma nova matriz industrial brasileira. A Nova Economia, que já estamos vendo nascer, passará pela bioenergia, florestas industriais, microeletrônica, etanol e pelos pólos naval, alcoolquímica e laticínios", disse o presidente do Sistema FIERGS, Paulo Tigre.

O diretor regional do Senai-RS, José Zortéa, destaca que no ano que vem a entidade já atuará junto aos setores naval na Metade Sul do Estado e o combustível verde no Polo Petroquímico. "Também vamos manter o nível de investimento para adequada atualização tecnológica da instituição e o atendimento às demandas industriais, especialmente dos setores exportadores gaúchos", afirma Zortéa. A previsão para o próximo ano é de 161,1 mil matrículas, além de 15,68 mil atendimentos em serviços técnicos e tecnológicos e 121,15 mil horas técnicas em Segurança e Saúde no Trabalho (STT).

Educação - Em 2009, ocorreram 151,4 mil matrículas, seis novos cursos técnicos foram implementados, assim como sete comitês setoriais. Ações como o Programa Trainee Docentes e a elaboração dos projetos do Núcleo de Recursos Didáticos e de Atendimento à Área de Segurança do Trabalho, foram destacados. A parceria com o Senai Nacional na implantação do Projeto Centro de Formação Profissional em Porto Príncipe, no Haiti, contemplando a reforma de uma escola, aquisição de equipamentos e instrumentos para oficinas, foi outro ponto importante este ano.

A Olimpíada do Conhecimento, fase estadual, reuniu 200 alunos em 39 ocupações. Os vencedores estão classificados para a fase nacional, este ano, no Rio de Janeiro. No Torneio Internacional de Formação Profissional (Worldskills 2009) dois gaúchos levaram medalha de prata (Aplicação de Revestimento Cerâmico e Joalheria).

Serviços Técnicos e Tecnológicos -Desenvolveram-se 13,7 mil atendimentos e 105 mil horas técnicas este ano. Também o Organismo Certificador de Produtos (OCP) Senai recebeu acreditação do Inmetro, tendo como primeiro produto do seu escopo o "Pino-rei para Veículo Rodoviário Destinado ao Transporte de Cargas e Produtos Perigosos". O Senai-RS Certificação, primeiro OCP da instituição, foi realizado com projeto incentivado pelo Departamento Nacional do Senai. Nesta área ainda merece destaque o segundo lugar do Centro Tecnológico de Polímeros (Cetepo) no Prêmio Finep de Inovação como Instituição de Ciência e Tecnologia. Através de parcerias do Centro Tecnológico do Calçado Senai e as empresas Radesi, Ricarelly e Paulina, por meio do edital Sebrae/Finep, tendo o IEL-RS como proponente, foi produzido o calçado ecológico.

Além da manutenção das certificações ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001, o Senai-RS obteve uma medalha de bronze, cinco troféus bronze e um troféu prata no Prêmio Qualidade RS.

Rede de Atendimento - Em 2009 foram inauguradas as novas sedes da Escola de Construção Civil de Porto Alegre, e as unidades de Cachoeirinha e de Guaporé, além de lançada a Pedra Fundamental da Escola Eraldo Giacobbe, de Pelotas. Novas escolas móveis de Automação Industrial, Informática, Configuração de Micros, além de Pedreiro e Assentamento Cerâmico, foram abertas e outras reformuladas. Em 2010, deverão ter nova sede seis unidades.

O Senai-RS conta nove Centros Tecnológicos, uma faculdade, oito escolas de Educação Profissional, 25 Agências de Educação Profissional, 22 extensões, duas escolas semipermanentes, 21 Centros de Educação e 41 escolas móveis.

Publicado quarta-feira, 23 de Dezembro de 2009 - 0h00