Você está aqui

FIERGS e Senai-RS renovam protocolo com Ministério da Defesa

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) e o Ministério da Defesa (MD) assinaram, na quarta-feira, na sede da FIERGS, o Termo Aditivo ao Protocolo de Intenções Mútuas Nº7 SEPROD/2021-MD. O objetivo é renovar e prorrogar a vigência do protocolo firmado em 2021, que busca a definir as formas de incentivar e facilitar a integração entre FIERGS, Senai-RS e o MD a fim de fortalecer o elo entre os Institutos de Ciência e Tecnologia, indústria e governo.

Também foi assinado o plano de trabalho referente ao termo, buscando parcerias tecnológicas e promoção de negócios a partir do planejamento e da realização de visitas técnicas, eventos nacionais e internacionais. Uma das metas é divulgar produtos, pesquisas, serviços e empresas associadas referentes à área de Defesa e de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Assinam o documento o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry; o secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, Rui Chagas Mesquita; e o diretor regional do Senai-RS, Carlos Artur Trein. Como testemunha o brigadeiro do ar Antonio Ferreira de Lima Júnior, diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Produtos de Defesa do MD, e o superintendente do Sistema FIERGS, Carlos Heitor Zuanazzi. Trein ressaltou que o Senai-RS há mais de 20 anos atua em cooperação com o Exército, a Marinha e a Aeronáutica, desenvolvendo uma série de produtos que as Forças Armadas adquirem, e que a colaboração tende a aumentar partir da renovação deste convênio.

A reunião que definiu a assinatura do Termo Aditivo foi acompanhada pelo coordenador do Comitê da Indústria de Defesa e Segurança (Comdefesa) da FIERGS, Gilberto Ribeiro; pelo brigadeiro do ar Antonio Ferreira de Lima Júnior (de forma on-line), e por representantes do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Produtos de Defesa, os coronéis Wlasmir Cavalcanti de Santana (coordenador-geral), Cláudio Mariano Rodrigues Santana (coordenador), e pelo capitão Vanderlei Cristiano dos Santos (assistente técnico militar).

Publicado sexta-feira, 14 de Julho de 2023 - 17h17