AV. ASSIS BRASIL, 8787, SARANDI, PORTO ALEGRE-RS | CENTRAL DE ATENDIMENTO 0800 51 8555 

Você está aqui

Argentina e Rio Grande do Sul anunciam Câmara Empresarial para incrementar a relação comercial e incentivar parcerias

Relações Internacionais

Anunciada nesta segunda-feira (7) na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), a Câmara Empresarial Argentino-Brasileira do RS (Ceab-RS) surge com a finalidade de promover e incentivar ainda mais o desenvolvimento das relações comerciais e econômicas entre a Argentina e o Estado. “Trabalhamos nos últimos dois anos para criar um sistema mais forte que vincule empresários dos dois países para exportar e importar, aumentar a corrente de comércio nos dois sentidos. A presença do Rio Grande do Sul é muito importante por se tratar de nosso principal parceiro comercial no Brasil, e com uma identidade cultural enorme com a Argentina”, disse o embaixador argentino, Carlos Magariños, que após a cerimônia de assinatura da ata de lançamento da Câmara foi recebido pelo presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, quando trataram de assuntos como a atual política econômica da Argentina e as relações comerciais entre o país e o Estado (foto ao lado).

No ano passado, a corrente de comércio entre o país vizinho e o RS alcançou US$ 4 bilhões – ficando atrás apenas da China –, com mais de 90% do intercâmbio bilateral envolvendo produtos industrializados. Em sua manifestação no lançamento da Ceab-RS, Magariños observou que a intenção de colocar a relação comercial entre as duas regiões em outro patamar inclui incrementar uma maior participação de pequenas e médias empresas. O embaixador pediu, ainda, confiança dos empresários brasileiros na parceria com o país, que implantou mudanças a partir da posse do presidente Mauricio Macri. “A Argentina voltou a crescer e a criar empregos”, lembrou.




A Ceab é uma iniciativa da FIERGS, da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS (Fecomércio-RS) e Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul). “A FIERGS defende como fundamental o incremento da cooperação e o desenvolvimento de alianças estratégicas com países relevantes. Dentre estas nações, a Argentina se destaca como o mais importante parceiro em âmbito regional, e o segundo mais relevante na esfera do comércio exterior gaúcho com o mundo”, afirmou o coordenador do Conselho de Comércio Exterior (Concex) da FIERGS, Cezar Luiz Müller, que assinou a ata representando o presidente Gilberto Petry.

A Câmara Empresarial Argentino-Brasileira do Rio Grande do Sul tem FIERGS, Fecomércio e Farsul como associados honorários, e pessoas físicas ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras e domiciliadas em qualquer país, poderão se associar a ela. A presidência será rotativa entre representantes dos setores da indústria, comércio e agricultura.

A cerimônia contou também com a presença do cônsul-geral da Argentina em Porto Alegre, Jorge Perren; do secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evandro Fontana, que representou o governador José Ivo Sartori; do presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn; e do diretor da Farsul, Fábio Avancini Rodrigues.


Crédito fotos: Dudu Leal