Você está aqui

Estado receberá a primeira edição da Bits

O Rio Grande do Sul será sede da primeira edição da Business IT South América (Bits) no Brasil. O lançamento da feira internacional na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) ocorreu nesta sexta-feira (20), na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). Os principais objetivos da iniciativa são a geração de novos negócios, a troca e atualização de informações e o lançamentos de produtos e serviços. "A realização no Estado foi possível devido a uma ampla articulação de diversas entidades e empresários junto a Deutsche Messe AG, na Alemanha", afirmou o diretor da FIERGS, Aderbal Lima.

A Bits, que abrange um segmento responsável por movimentar quase US$ 200 bilhões por ano no Brasil e responde por cerca de 8% do Produto Interno Bruto nacional, é organizada pela Deutsche Messe AG, entidade alemã promotora da maior feira mundial do segmento de TIC, a Cebit, e a FIERGS, em parceria com a Converge Comunicações, Softsul e Sofftex. Ocorrerá no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre, de 10 a 12 de maio de 2011.

De acordo com Constantino Bäumle, diretor da Hannover Fairs Sulamerica, subsidiária no Brasil da Deutsche Messe, uma das estratégias do evento para garantir oportunidades de negócios em novos mercados às empresas brasileiras é reunir expositores e compradores internacionais. Além da ampla divulgação do evento pelos 76 escritórios da gigante alemã espalhados pelo mundo, a feira conta ainda com o apoio do Ministério de Economia e Tecnologia da Alemanha e das Câmaras de Comércio da Argentina, Alemanha e China.

A realização do evento no Brasil, conforme Bäumle, ajudará o País e o Rio Grande do Sul a acessarem novas tecnologias e a conquistarem outros mercados. O segmento de software e serviços de TI é encarado por muitas empresas como parte fundamental da estratégia de gestão de seus negócios e está crescendo acima da economia brasileira, entre 6% e 8%. "Porto Alegre está entre as cidades com maior potencial de crescimento mundial e é uma das mais preparadas para receber investimentos nos próximos anos, o que confirma o acerto na estratégia da Deutsche Messe de trazer para essa região uma feira com a chancela da Cebit, referência mundial dos negócios digitais", analisa Bäumle.

A área de exposição da primeira edição da Bits dará destaque aos seguintes setores: negócios e infraestrutura de TI; bancos e finanças; comunicações B2B; internet 2.0; navegação, transportes e logística; setor público; software e serviços; telecom e móbile; distribuição e revendas. Também ocorrerão rodadas de negócios, congressos e seminários temáticos.

Publicado sexta-feira, 20 de Agosto de 2010 - 0h00