AV. ASSIS BRASIL, 8787, SARANDI, PORTO ALEGRE-RS | CENTRAL DE ATENDIMENTO 0800 51 8555 

Você está aqui

Estados Unidos oferecem oportunidades a empresas gaúchas

Relações Internacionais

Cem empresas gaúchas participaram, nesta sexta-feira (9), na FIERGS, da Conferência Select USA 2018, que reuniu executivos brasileiros e americanos, representantes do governo dos Estados Unidos e de três estados daquele país. O objetivo foi compreender o processo de internacionalização para os EUA por meio de compartilhamento de experiências e depoimentos de quem tem conhecimento sobre inserção comercial na principal economia mundial. Na abertura do evento, a cônsul-geral do Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre, Julia Harlan, destacou as vantagens que os EUA oferecem às empresas. “Os Estados Unidos e o Brasil são parceiros históricos com uma relação comercial vibrante, um relacionamento que  confiamos continuará para o benefício mútuo de ambos os países”, disse, lembrando que o Brasil é a principal fonte de investimento estrangeiro direto de toda a América Latina nos EUA, com mais de US$ 36 bilhões acumulados.

O diretor da FIERGS André Meyer da Silva afirmou que faz parte dos objetivos da entidade estabelecer canais de relacionamento para fortalecer os laços de cooperação e os negócios bilaterais com países relevantes como os Estados Unidos. Ele ressaltou que o Rio Grande do Sul tem o segundo polo metalmecânico do Brasil e que os EUA foram, em 2017, o terceiro principal  mercado para as exportações gaúchas, com pouco mais de 7% do total.

O Select USA é um programa mundial do governo americano, organizado pelo Serviço Comercial dos Estados Unidos e que, no Rio Grande do Sul, conta com o apoio da FIERGS. Os participantes da conferência acompanharam sessões plenárias e apresentações, e estiveram em sessões de networking e de atendimento individual nas quais empresas brasileiras discutiram seus projetos e a possibilidade de expansão ou parcerias com os americanos. Flórida, Connecticut e Georgia enviaram representantes para falar dos atrativos e das facilidades de cada um desses estados para quem desejar por lá investir.


Credito foto: Dudu Leal