AV. ASSIS BRASIL, 8787, SARANDI, PORTO ALEGRE-RS | CENTRAL DE ATENDIMENTO 0800 51 8555 

Você está aqui

FIERGS participa de missão oficial ao Encontro Econômico Brasil-Alemanha

Relações Internacionais

Para promover a atração de investimentos alemães ao Estado, fortalecer relações econômicas e estabelecer parcerias com o país europeu, uma missão oficial organizada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), a Câmara Brasil-Alemanha de Porto Alegre e o governo do RS participa do Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA) 2018. Será na cidade de Colônia, do próximo domingo até terça-feira, dia 26. Após o EEBA, parte da delegação segue na Alemanha até a quinta-feira (28), com visitas aos estados de Rheinland –Pfalz (cidade de Mainz) e North Rheine-Westhphalia (Essen), onde serão tratadas pautas estratégicas nas áreas de energias renováveis, hidrovias, carboquímica, inovação e metalmecânica.

O presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, estará na missão.  No ano passado, o EEBA foi realizado em novembro, na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, e reuniu 2,6 mil participantes.  Nas rodadas de negócios em Porto Alegre, foram 225 reuniões com 40 empresas alemãs e 110 brasileiras, e uma previsão de US$ 40 milhões de resultado nos 12 meses seguintes. “Brasil e Alemanha são nações parceiras e dois grandes mercados. Por isso, esse encontro vai além de um evento de aproximação, estreita ainda mais nosso relacionamento bilateral”, afirma. Além de Petry, também integram a delegação o vice-presidente da FIERGS Cezar Müller, o diretor André Meyer e o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), integrante do Sistema FIERGS, Carlos Artur Trein.

Pelo governo do Estado, além do vice-governador José Paulo Cairoli, participarão também a secretária de Minas e Energia, Susana Kakuta; e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evandro Fontana. Pela Câmara Brasil-Alemanha, o presidente Marcus Coester e o diretor executivo Dietmar Sukop estão confirmados. 

O empresário Clovis Tramontina receberá no domingo, dia 24, o prêmio Personalidade Brasil-Alemanha, em Colônia.

MAINZ E ESSEN
A partir da manhã de quarta-feira, 27, a missão continua nas cidades de Mainz e Essen. Na primeira, ocorre trocas de informações e apresentações dos Estados de  Rheinland –Pfalz e do Rio Grande do Sul. A delegação gaúcha também visita a empresa Juwi, uma das líderes mundiais na área de energia renovável, principalmente em projetos eólicos e solares. Em Essen, a agenda prevê oportunidades de negócios e networking entre os Estados de North Rheine-Westphalia e o RS em diferentes áreas.

 

A PROGRAMAÇÃO DO EEBA 2018
Local: Congress-Centrum Nord Koelnmesse

Domingo, 24 de junho
19h: Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha

Segunda-feira, dia 25
8h – 9h: Credenciamento e Networking
9h – 10h30min: Abertura Oficial do EEBA 2018
10h30min – 12h: Painel de Políticas Econômicas e Comerciais
12h-12h30min: Coletiva de Imprensa
12h-14h: Almoço oferecido pela FIERN
13h-16h30min: Encontro de Negócios – European Enterprise Network
14h-15h30min: Fórum I – Desafios Digitais – Como aumentar a produtividade e promover a modernização da indústria
14h-15h30min: Workshop I – Cooperação entre cidades: Gestão de Águas e Resíduos
14h-17h: 2ª Reunião “Infraestrutura da Qualidade”
15h45min – 17h15min: Workshop II – Parceria Brasil-Alemanha em Energia
15h45 – 17h15min: Fórum II – Sistema de Saúde: Oportunidades de cooperação nos setores médico e farmacêutico

Terça-feira, dia 26
9h – 12h: Reunião da Reunião da Comissão Mista Brasil-Alemanha
9h – 12h30min: Encontros de Negócios (European Enterprise Network – EEN)
9h – 10h30min: Fórum III - Infraestrutura e Energia: Privatização e Novas Tecnologias em Energias Renováveis
10h30min: Saída para visita técnica ao porto de Duisport, em Duisburg 
OBS.: como um centro de logística trimodal e o maior depósito central em terra da Europa, Duisport movimenta um total de 3,7 milhões de TEU (contêiner padrão de 20 pés), sendo assim maior porto de contêineres do mundo.
12h00 –16h30min: Reunião com Duisport no barco da empresa
17h: Retorno para Colônia