AV. ASSIS BRASIL, 8787, SARANDI, PORTO ALEGRE-RS | CENTRAL DE ATENDIMENTO 0800 51 8555 

Você está aqui

Missão gaúcha no EEBA 2018 inicia em Colônia

Relações Internacionais

A comitiva gaúcha iniciou a participação no Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), realizado em Colônia, no país europeu, no último domingo (24), em um jantar para homenagear duas personalidades de ambos os países. Na manhã de hoje (25), antes mesmo da abertura oficial, a missão liderada pelo presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, participou de um encontro com o secretário para Relações Europeias, Alemãs e Internacionais do Estado do North Rhine-Westphalia, Stephan Holthoff-Pförtn. "Acredito em um potencial muito grande nesta cooperação entre Brasil e Alemanha, inclusive na relação da Alemanha com o Mercosul", afirmou Stephan, ao lamentar que seu país enfrenta muitos problemas dentro da própria comunidade europeia. O secretário foi convidado para visitar o Rio Grande do Sul e estreitar as relações de intercâmbio econômico, uma vez que a Alemanha ocupa a 7ª posição no ranking de destino das exportações brasileiras e é o 4º maior fornecedor de produtos importados pelo Brasil.

Colaboração entre as nações, especialmente entre Brasil e Alemanha, foi a tônica do primeiro dia no 36º EEBA. "O Estado do Rio Grande do Sul está atento a todas essas movimentações comerciais. Esse encontro nos mostra que o mundo globalizado pode beneficiar a relação entre empresas gaúchas e alemãs e, em consequência, o estado como um todo", afirmou o vice-governador José Paulo Cairoli, presente na comitiva gaúcha.




O presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK), Wolfram Anders, deu as boas vindas aos empresários e autoridades governamentais no jantar de entrega do Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha, e destacou a importância do EEBA para o estreitamento das relações entre os dois países. “As empresas alemãs continuam convencidas no potencial no Brasil”, disse Anders, ao avaliar o mercado brasileiro em meio a indefinição no cenário político e econômico do país, que deverá ter mudanças após as eleições em outubro.



HOMENAGEM
A entrega do Prêmio Personalidade Brasil – Alemanha, organizado pela AHK São Paulo, foi realizada na noite deste domingo (24), homenageando o presidente do Conselho de Administração da Tramontina, o brasileiro Clovis Tramontina, e do lado alemão, o presidente de Honra do Grupo Bosch, Prof. Dr. Hermann Scholl.

Clovis Tramontina é Presidente do Conselho de Administração da empresa familiar Tramontina. Seguindo os passos de seu avô, fundador da companhia, dedicou-se ao sucesso da empresa. Graças à estratégia de internacionalização do executivo gaúcho, a empresa está presente em mais de 120 países. Com sua presença na cidade de Colônia a Tramontina é considerada uma das maiores investidoras brasileiras na Alemanha. Atual Presidente de Honra do Grupo Bosch, Prof. Dr. Scholl tem uma carreira de grande sucesso na companhia. Ingressou na Bosch GmbH em 1962, na área de desenvolvimento de equipamentos automotivos e evoluiu na empresa rapidamente. Em 1978, assumiu a Presidência; no ano de 1993, tornou-se Presidente do Conselho; e em 2011 Presidente do Conselho Fiscal e Sócio-Gerente da Robert Bosch Industrietreuhand KG. Sob a gestão de Prof. Dr. Scholl a Bosch se tornou uma das empresas de tecnologia pioneiras no mundo.

Realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação das Indústrias Alemãs (BDI), com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK), o 36º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA) acontece de 24 a 26 de junho, na cidade de Colônia. O evento é anual e realizado alternadamente no Brasil e na Alemanha, com o objetivo de fortalecer as relações bilaterais e aprofundar a parceria estratégica. A missão oficial gaúcha é organizada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), a Câmara Brasil-Alemanha de Porto Alegre e o governo do RS. 


Crédito fotos: Marcelo Ermel