Você está aqui

Engenharia de Polímeros

Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros
Credenciado por

O Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros iniciou suas atividades em outubro de 1992 como CETEPO - Centro Tecnológico de Polímeros em São Leopoldo - RS.

O Instituto está estabelecido no âmbito do Programa SENAI de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira. A rede nacional de 25 Institutos de Inovação e 57 Institutos de Tecnologia foi concebida a partir do incentivo da Mobiliação Empresarial pela Inovação (MEI), movimento que concentra mais de 150 lideranças das maiores empresas brasileiras, coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) 

O Instituto atua em projetos de pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação, consultorias tecnológicas e serviços metrológicos na área de polímeros. Também desenvolve atividades de difusão do conhecimento através de eventos técnicos e cursos abertos ou in-company na área de polímeros.

Conta com profissionais qualificados, infraestrutura e equipamentos modernos (acesse lista), com capacidade para atender às mais diversas demandas tecnológicas e atua como indutor de inovação na indústria brasileira.

O Instituto é uma unidade credenciada pela EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) para desenvolver projetos de PDI em suas áreas de competência. Isso significa que os projetos de inovação da sua empresa podem ter custos e riscos reduzidos - saiba mais clicando no link acima ou entre em contato conosco.

EMBRAPII - Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial

O que é EMBRAPII?

É uma Organização Social (OS) pelo Poder Público Federal financiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC).

Qual a missão da EMBRAPII?

Contribuir para o desenvolvimento da inovação na indústria brasileira por meio do fortalecimento de sua colaboração com institutos de pesquisas e universidades.

Como a EMBRAPII contribui para o desenvolvimento da inovação na indústria brasileira?

A EMBRAPII tem um modelo de atuação que permite agilidade, flexibilidade e risco reduzido no apoio a projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) das empresas – características fundamentais para o processo de inovação.

Os recursos não reembolsáveis administrados pela EMBRAPII são utilizados nos projetos entre empresas e instituições de pesquisa, credenciadas por sua excelência, foco tecnológico e capacidade de atender às demandas de PD&I das empresas.

Como funciona o sistema EMBRAPII?

A empresa pode dividir os custos de projetos de PD&I com a Unidade EMBRAPII e a EMBRAPII, que contribui com até um terço dos custos dos projetos de suas Unidades, reduzindo o aporte financeiro necessário para a inovação. Dessa forma, os riscos e os custos diminuem, e com maior conteúdo tecnológico das inovações, a competitividade empresarial aumenta.

Como são os contratos EMBRAPII?

A negociação é feita diretamente entre a empresa e a Unidade EMBRAPII, sem intermediários. Os contratos são fechados em dois meses.

As Unidades EMBRAPII (UE) credenciadas estão habilitadas a prospectar e executar projetos de inovação em parceria com empresas, na área de competência definida, pelo período de seis anos.

Por que os projetos de inovação EMBRAPII são garantia de sucesso?

  • As empresas e Unidades EMBRAPII possuem autonomia para firmar e executar projetos de PD&I.
  • O foco é 100% na demanda empresarial.
  • Compromisso com resultados.
  • Gestão de projetos.
  • Capacitação de profissionais e infraestrutura.
  • Acordo entre as empresas e a Unidade EMBRAPII sobre a propriedade intelectual.
  • Menor risco e custo para as empresas.

Quais sãos as competências tecnológicas do Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros?

Desenvolvimento de materiais não metálicos naturais e sintéticos, que demandam diferentes tecnologias de obtenção, caracterização e processamento, identificadas ao longo da cadeia produtiva da indústria de polímeros, de interesse e aplicação em engenharia e pelas empresas industriais.

Nesta cadeia estão as indústrias Petroquímica e Química, produtoras de matérias-primas; em seguida estão as empresas de processamento que incluem as indústrias dos setores da Borracha, do Plástico, de Compósitos, de Tintas e Adesivos. Na sequência, estão os usuários de produtos de base polimérica, que fabricam bens e produtos finais utilizando-se destes últimos como insumos e componentes, tais como os setores automotivo, naval, saúde, médico-hospitalar, calçadista, aeronáutico, construção civil, embalagens, brinquedos, saneamento, máquinas agrícolas, equipamentos, petróleo, gás, entre outros.

Em quais linhas de atuação o Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros está credenciado pela EMBRAPII?

  • Compósitos: desenvolvimento de blendas e compósitos, incluindo aditivação, processamento e reforço de elastômeros e termoplásticos.
  • Elastômeros (borracha): desenvolvimento de elastômeros, incluindo aditivação, processamento e reforço.
  • Plásticos: desenvolvimento de novos materiais poliméricos, projetos de rotas e processos químicos focados na reciclagem de insumos e materiais poliméricos.
  • Tintas e adesivos: desenvolvimento de tintas e adesivos sustentáveis para aplicações especiais.

O Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros é uma das unidades EMBRAPII pronta para responder às demandas industriais. Para mais informações entre em contato conosco.

Fechar
Laboratórios
+2
Laboratório Reologia
+2
Laboratório Químico
+2
Laboratório Processamento II
+2
Laboratório Processamento I
+2
Laboratório Microscopia
Fechar
Equipe
Viviane Meyer Hammel Lovison

É Química Industrial e Licenciada em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Tecnologia de Elastômeros pelo Institut National de Formation Et D’enseignement Professionnel Du Caoutchou (IFOCA, França) e em Gestão Empresarial - Ênfase em Desenvolvimento de Lideranças pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).  Autora do livro Introdução ao Processo de Pesagem na Indústria da Borracha e coautora do livro Tecnologia de Transformação dos Elastômeros pelo Centro Tecnológico de Polímeros SENAI.  Eleita Profissional Destaque da Química no ano de 2011 pelo SINDIQUIM, CRQ 5ª Região e SINQUIRS. Possui experiência profissional na área da Química, processamento de elastômeros e termoplásticos, Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000 e ISO 17025), coordenação de projetos e gestão de negócios de tecnologia, pesquisa e inovação. Desde 2000 atua como gestora do Centro Tecnológico de Polímeros SENAI e mais recentemente, também, como gerente de operações do Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros, ambos sediados no Rio Grande do Sul.

Matheus Vinícius Gregory Zimmermann

É Tecnólogo em Polímeros, formado pela Universidade de Caxias do Sul - UCS. Possui mestrado em Engenharia de Processos e Tecnologias pela UCS e doutorado em Engenharia e Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS. Possui experiência industrial e acadêmica nas áreas de engenharia, processos e conformação de materiais poliméricos, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento e aditivação de termoplásticos, reciclagem de polímeros, materiais porosos, espumas poliméricas, aerogéis e hidrogéis, polímeros obtidos de fontes renováveis e biodegradáveis, fibras vegetais e nanocelulose, compósitos e nanocompósitos. No Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros atua em pesquisa e desenvolvimento na área de plásticos e reciclagem.

Marco Antônio Menezes Bandeira

É Engenheiro Químico, graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Possui mestrado em Química, com ênfase em Polímeros e também Especialização em Tecnologia da Borracha, ambos pela UFRGS.  Possui experiência industrial em pesquisa e desenvolvimento de novos materiais, atuando principalmente no desenvolvimento de produtos de borracha para os segmentos de peças técnicas e pneumáticos.  No Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros atua em pesquisa e desenvolvimento na área de elastômeros.

André Luis dos Santos da Silva

É graduado em Tecnologia de Polímeros pela Universidade de Caxias do Sul- UCS. Possui mestrado em Ciências dos Materiais, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Com doutorado em andamento em Ciência dos Materiais - UFRGS. Possui experiência na área de processamento de termoplásticos, elastômeros e compósitos, atuando principalmente nos seguintes temas: extrusão de blendas e compósitos termoplásticos e elastoméricos, termoplásticos vulcanizáveis, moldagem por sopro de termoplásticos e moldagem por transferência de resina. Também possui experiência em Microscopia Eletrônica de Varredura e Microscopia de Força Atômica. No Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros atua em pesquisa e desenvolvimentos na área de processamento de termoplásticos.

Fechar
Equipamento
  • Aparelho de secagem de filmes
  • Aparelho de Aderência
  • Aparelho de abrasão / lavabilidade
  • Durômetro König
  • Placa de temperatura mínima de formação de filmes
  • Grindômetro
  • Teste de Tack por Rolling Ball
  • Aparelho de dureza a Lápis
  • Aparelho para Determinação Cor e Brilho
  • MandrilCônico
  • Medidor de Espessura de Camadas
  • Dispersor Mecânico
  • Aplicador de Filmes
  • Dispersor Ultra-turrax
  • Cabine de Pintura
  • Aplicador de Adesivo Hot Melt
  • Câmara de Biodegradabilidade
  • Analisador de carbono orgânico (TOC)
  • Avaliação da compostabilidade de materiais plásticos
  • Determinação de efeitos ecotóxicos para plantas
  • Cromatógrafo a gás acoplado a espectrometria de massas em tandem (GC-MSMS)
  • Cromatógrafo a Gás acoplado acoplado a diferentes detectores (GCFID-ECD-TCD-NPD-FPD)
  • Cromatógrafo a Gás acoplado ao Thermal Energy Analysis (GC-TEA)
  • Cromatógrafo a Gás Acoplado a espectrometria de massas (GC-MS)
  • Cromatógrafo Líquido acoplado ao espectrômetro de massas de alta resolução (UHPLC-HRMS)(5)
  • Cromatógrafo Líquido acoplado ao detector Arranjo de Diodo (HPLCDAD)
  • Cromatógrafo para permeação em gel (GPC)
  • Permeabilidade a Gases (CO2, O2, vapor d’água)
  • Refractômetro
  • Tensiômetro
  • Viscosímetro Relativo
  • Microscópio eletrônico de varredura (MEV) com Espectroscopia de Energia Dispersiva de Raio-X (EDX)
  • Microscópio de Força Atômica (AFM)
  • Estereomicroscópio
  • Ultracriomicrótomo
  • Analisador de tamanho e distribuição de partículas por granulometria a laser em escala micro
  • Analisador do tamanho e distribuição do tamanho de partículas em escala nano e analisador da estabilidade de emulsões
  • Potencial Zeta
  • Flexômetro
  • Abrasímetro
  • Deformação Permanente à Compresão
  • Relaxação de Stress
  • Resiliômetro
  • Durômetros Shore A,D,OO, IRHD, Micro IRHD e Asker C
  • Dinamômetro
  • Queda de Dardos
  • Impacto Izod, Charpy
  • HDT e Vicat
  • Inflamabilidade: Câmaras ASTM, UL e FMVSS 302
  • Permeabilidade a O2, Vapor d’água, CO2
  • Resistência a fluídos
  • Creep e Fluencia sob
  • Câmara de Inflamabilidade
  • Câmara de inflamabilidade para indústria automobilística FMVSS 302
  • Propagação de chama por Painel Radiante
  • Estufas
  • Câmaras de Xenon test
  • Câmara UV
  • Câmara de Ozônio
  • Ciclos Climáticos
  • Salt Spray
  • Umidade Saturada
  • Analisador Termogravimétrico (TGA)
  • Calorímetro Diferencial de Varredura
  • Fluorescência de Raios-X
  • FTIR acoplado a microscópio ótico
  • Analisador Termogravimétrico acoplado a espectrômetro de massas
  • Espectrofotômetro de emissão ótica com plasma indutivamente acoplado (ICP-OES)

Editais e Fomentos

edital gaúcho de inovação para a indústria egii
Inscreva sua ideia e acesse este fomento para a inovação na indústria do Rio Grande do Sul.  Junto com sua emp...
plataforma-inovacao-para-a-industria
Financia o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços inovadores, com o objetivo de aumentar a produti...
Recursos não reembolsáveis destinados à inovação.
Cursos do Instituto
Selecione um curso

Cases

A reciclagem e reaproveitamento de resíduos é um dos principais problemas do setor de moda e vestuário. Buscando uma solução para esta quest...
Conheça o Gabarito Autônomo Robótico de Inspeção (GARI), o sistema projetado pela UpSensor em parceria com o SENAI para monitorar e desentup...
Desenvolvimento, fabricação e validação de uma solução inovadora para otimizar a limpeza de reservatórios da Petrobras.

Documentos e Publicações

2017
Equipamentos Disponíveis no Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros
Apresentação sobre Equipamentos Disponíveis no Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros
2012
Tecnologia dos compostos elastoméricos carregados com sílica
Demonstra a necessidade dos organosilanos e da tecnologia de produção/processo diferenciada na preparação de compostos elastoméricos carregados com sílica. Focando no processo em misturador tipo banbu
Vinícius Oliveira
2016
Structure and Properties of Nanocrystalline Chitosan
Chitosan and its derivatives are polymers with excellent properties to be used in regenerative medicine because they guarantee efficiency in the healing process. This polymer has a great potential for
Pighinelli L, Guimarães MF, Becker CM, Zehetmeyer G, Rasia MG, Correa DS, Paz RL, Zannin BG, Kmiec M, Tedesco MF, Reis V, Silva MM, Feijó CT e Feistel CC
2015
Resistência à chama de materiais empregados na construção civil
Informações sobre a classificação de materiais conforme a sua resistência à chama, utilizando normas nacionais e internacionais.
André Luís dos Santos da Silva
2014
Processo de moldagem de polímeros termoplásticos com metais
Processamento de polímeros termoplásticos reforçados com metais, na forma de pó metálico.
André Luís Catto
2014
Procedimentos para ensaio de abrasão conforme norma DIN 53.516
Apresenta o procedimento para realização de ensaio de abrasão conforme a norma alemã DIN 53.516.
Ana Claudia Kleinschmidt
Apoio
Realização com apoio do BNDES, integra uma rede de 25 institutos de inovação e 58 institutos de tecnologia no Brasil.

Fale Conosco

Para entrar em contato, preencha o formulário ao lado.

Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros
Fone: (51) 3904-2700
Av. Pres. João Goulart, 682
São Leopoldo/RS

Se você quiser saber como tratamos os seus dados pessoais, conheça nossa política de privacidade clicando aqui.