O que é possível fazer para colocar a análise preditiva em prática?
Agora que você já sabe o que é uma análise preditiva, é hora de entender quais são os passos a serem tomados, a fim de colocá-los em prática dentro da sua empresa. Confira!
Determine um objetivo
Coletar dados e torná-los úteis para um negócio é uma tarefa trabalhosa e, por isso, é fundamental que você tenha em mente um objetivo. Afinal, não basta ter informações, mas também é preciso saber utilizá-las de maneira que tornem o seu trabalho mais eficiente. Por isso, defina uma meta, como gerir melhor o seu estoque, diminuir os gastos com manutenção ou até mesmo aumentar as vendas.
Aplique em todas as camadas da empresa
Erros e gargalos acontecem nos diferentes níveis de uma empresa. Portanto, não limite a análise preditiva a um único setor ou grupo de funcionários. Todos os profissionais e áreas que fazem parte da sua empresa devem ser analisados em busca de falhas nos processos.
Gerencie os dados coletados
Dados das redes sociais, histórico do seu sistema de CRM ou mesmo o Google Analytics das suas páginas: é preciso definir bem quais são os canais de coletas de dados para a sua análise. Ao definir um objetivo, essa tarefa se torna mais fácil, uma vez que você consegue entender melhor o que busca aprimorar internamente.
Implemente e monitore um modelo
Com todas as informações coletadas e um objetivo traçado, chegou o momento de criar o modelo preditivo para a sua empresa. Ou seja, a função matemática que, quando aplicada ao seu banco de dados, vai conseguir identificar padrões e tendências. É fundamental monitorar o desempenho do modelo utilizado, sempre em busca do aperfeiçoamento da sua estratégia.
Quais são os exemplos mais conhecidos de análise preditiva?
Alguns exemplos de análise preditiva são mais comuns dentro da indústria e nós os separamos para que você entenda melhor o que esse conceito significa na prática. Veja, a seguir!
Deixe um Comentário