Afinal, o conceito de Lean Manufacturing, também conhecido como manufatura enxuta, mostra a importância de se concentrar na minimização dos desperdícios para aumentar a produtividade. Sabe qual é o resultado disso? Um produto de qualidade superior com despesa operacional mais baixa.
Neste artigo, vamos apresentar os três pilares da tecnologia e os processos que podem ser otimizados. Continue a leitura!
O papel da tecnologia na otimização de processos
O avanço em direção à Indústria 4.0 começa com a manufatura enxuta. A melhoria da qualidade, tempo e custo de fabricação influencia positivamente no resultado dos negócios, em qualquer porte ou nicho de mercado.
A utilização combinada de Big Data, IoT, CPS e Computação na Nuvem facilita a determinação antecipada de soluções de projetos e flexibilidade para responder às tecnologias disruptivas — ou seja, aos novos recursos que provocam mudança de pensamento sobre os modelos tradicionais.
Com a democratização do acesso aos dados, a operação passa a funcionar de maneira descentralizada, já que as decisões são tomadas por meio de analytics. Entretanto, nada disso seria possível sem tecnologia.
Confira a seguir os três pilares fundamentais.
Digitalização
Antes que a otimização aconteça, as operações existentes devem ser digitalizadas para fornecer visibilidade sobre tudo. Isso facilita a detecção de falhas e problemas em tempo real. Os fluxos de trabalho de digitalização permitem que as atividades sejam monitoradas e gerenciadas imediatamente.
Enquanto atrasos custam tempo e dinheiro, esse processo dá celeridade e fornece notificações instantâneas quando as operações são contrárias ao cronograma. Ele também cria um banco de dados que pode ser usado para otimizar as operações.
Comentários
Excelente artigo!
Excelente artigo!
Ótima explanação.
Ótima explanação.
Deixe um Comentário