Você está aqui

Para que uma indústria tenha uma operação eficiente e capaz de gerar lucros, é muito importante que ela conte com estratégias de compras e suprimentos. É nesse setor que trabalha o profissional de procurement, que atua em um amplo processo de aquisições, envolvendo matérias-primas variadas e outras mercadorias.

O profissional tem uma função diversificada e suas atividades não se limitam ao setor de compras, já que ele é capaz de atuar em vários segmentos da cadeia de suprimentos. O procurement também está envolvido de forma estratégica para conceder mais eficiência à gestão dos processos de compras.

Quer saber mais sobre esse profissional e qual o seu papel na indústria? Então continue a leitura!

O que faz um profissional procurement?

A expressão vem do termo em inglês, originário do latim procurare, relacionado a tratar, administrar ou cuidar de negócios de outras pessoas. Na tradução para o português, pode ser entendido como compras ou aquisição, ou ainda, como aprovisionamento.

De forma prática, nos dias de hoje, o procurement diz respeito a um amplo processo que envolve diversos elementos, tarefas e etapas referentes ao gerenciamento de toda a cadeia logística de uma empresa.

Assim, o profissional de procurement vai muito além do responsável pelo setor de compras, sendo esta somente mais uma das atividades desenvolvidas por ele.

Quais são as responsabilidades desse profissional?

O profissional tem a missão de alinhar o setor de compras e suprimentos com outros setores da empresa, a exemplo do departamento financeiro e de contabilidade. Também coordena a relação com os diversos públicos de relacionamento da companhia, sejam eles internos ou externos, dentre outras contribuições.

Faz parte de suas funções gerir todo o processo de aquisição, mas de forma estratégica e extremamente direcionada. Em seu cotidiano, procura pelos melhores fornecedores do mercado, acompanhando os processos até o pós-compra. Suas atividades englobam:

  • negociação e sincronização entre empresa e fornecedores;
  • cotação, análise e seleção de fornecedores;
  • gestão de contratos e seus termos;
  • transporte, logística e recebimento de mercadorias;
  • aquisição de produtos, matérias-primas e serviços;
  • avaliação de performance e feedback das entregas e dos fornecedores.

Dessa forma, o profissional é o responsável por gerenciar o ciclo logístico que envolve a relação entre os fornecedores e a indústria, o que requer a gestão de insumos e outros suprimentos necessários para garantir a operação da empresa.

Quais são as vantagens de contar com esse colaborador na indústria?

Diante do exposto, fica evidente que, quando comparado somente com um comprador, o profissional de procurement atua de forma muito mais estratégica, indo além da aquisição de mercadorias. Nesse sentido, ele atua a fim de levar mais inovação na indústria, e para isso, desenvolve um trabalho de qualidade, utilizando várias ferramentas e estratégias.

Ou seja, é um profissional cuja contratação pode somar grandes diferenciais competitivos para o negócio. Veja a seguir as vantagens de contar com esse profissional!

Análise das necessidades internas

O profissional de procurement busca compreender os objetivos do negócio, estabelecendo estratégias e direcionamentos capazes de definir as necessidades da corporação.

Assim, colabora para fazer a diferenciação das compras dos insumos diretos, ou seja, aqueles diretamente relacionados à atividade produtiva da indústria, e também das compras indiretas, que dizem respeito aos materiais de suporte.

Pesquisa de mercado

O profissional faz o levantamento das necessidades da empresa, e isso inclui uma análise de mercado. Para isso, passa a avaliar as melhores tendências e opções que podem ser vantajosas para a indústria na qual trabalha, o que envolve todos os orçamentos, avaliações e seleções de fornecedores qualificados.

Padronização de processos

O procurement trabalha para buscar uma gestão de compras mais eficiente, atuando para reduzir custos e diminuir o tempo dos processos. Para isso, trabalha para o melhor alinhamento entre os fornecedores e a empresa.

Suas funções também englobam a padronização dos processos de aprovação de contratos, sincronização do recebimento das matérias-primas com as atividades da empresa e ainda colabora para o reconhecimento das demandas internas.

Controle das transações

Faz parte do escopo de trabalho do profissional realizar o registro das compras para que a empresa tenha um histórico com dados importantes, a exemplo da comparação de preços, os insumos necessários para cada época do ano e qualidade dos serviços dos fornecedores.

Verificação dos pedidos

Além de controlar e registrar todas as transações do setor de compras, o profissional de procurement também é responsável por realizar o recebimento dos pedidos e fazer a verificação das entregas, que devem estar em conformidade com os contratos. Para isso, faz a análise, por exemplo, dos padrões de qualidade pré-estabelecidos, da quantidade das mercadorias e o cumprimento de prazos.

Consultoria jurídica

O procurement deve prestar suporte jurídico para a negociação e elaboração de contratos com fornecedores, assim como para a organização e gestão desses documentos.

Quais são as diferenças entre sourcing e procurement?

Apesar de diversas semelhanças entre as atividades de profissionais de sourcing e procurement, existem diferenças entre elas. Nesse sentido, atuam como uma equipe colaboradora, ou seja, enquanto o profissional de procurement trabalha em todos os processos da empresa, o de sourcing trabalha na aquisição de produtos e materiais terceirizados.

Portanto, o profissional de sourcing atua com todo o processo da gestão de compras relacionadas com os fornecedores.

Qual é a importância que o setor de compras carrega?

O setor de compras é responsável por gerir todos os insumos diretos e indiretos para garantir o funcionamento da empresa. Portanto, o sucesso das atividades da organização está diretamente relacionado à eficiência dos processos desse setor, que também é responsável por garantir prazos e uma logística eficiente de todas as matérias-primas adquiridas.

O profissional de procurement é extremamente valioso para a integração nas indústrias, já que é por meio de ações táticas e do estabelecimento de diretrizes e normas que ele consegue melhorar a relação da corporação com seus diversos fornecedores e parceiros.

Assim, para garantir a eficiência da sua indústria, o setor de compras deve receber uma atenção especial da alta gestão da empresa e contar com o profissional de procurement é fundamental para garantir mais agilidade e eficiência para a operação.

Se você gostou deste artigo, confira também como aumentar a produtividade na indústria!

quarta-feira, 6 de Janeiro de 2021 - 17h17

Deixe um Comentário

6 + 7 =
Fale Conosco!