Para o diretor-regional do Senai-RS, Carlos Trein, “competições como essa surgiram para fortalecer a metodologia Senai de educação, que inclui a resolução de problemas a partir de um problema real. Dessa forma, os alunos desenvolvem uma série de competências, trabalho em equipe e gera aprendizagem significativa. Vocês todos são os grandes ganhadores e o Senai formando profissionais cada vez mais capacitados de acordo com as necessidades da indústria. A aluna do do Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas Larissa Cardoso, que criou um Alinhador de Tubos automatizado para ser utilizado na empresa Usiminas, percebe o ganho de colocar em prática o aprendizado recebido no Senai. “Eu achei muito interessante participar desta competição, porque aqui temos a oportunidade de ver um projeto totalmente criado por nós implementado na indústria”, afirma.
O Desafio Senai de Projetos Integradores existe desde 2015 e busca desenvolver a cultura de empreendedorismo inovador nos alunos e docentes e a capacidade de resolução de problemas reais das indústrias. Em dezembro, começam os novos desafios. O Senai também possui outra competição destinada a incentivar a inovação e o empreendedorismo de seus alunos, o Inova Senai. O objetivo, porém, é desenvolver produtos que não existam no mercado, alguns com potencial de gerarem novos negócios.
A competição também fez parte da 10ª edição do Mundo Senai, que abre as portas da instituição para que a comunidade conheça mais sobre aquilo que a instituição oferece em educação profissional, inovação e tecnologia industrial. Ao todo, 38 unidades em todo o Rio Grande do Sul participaram.