De forma geral, a base da indústria 4.0 é ter sistemas de produção inteligentes, — o que pode ser feito por meio da virtualização das informações, descentralização do trabalho e capacidade operacional otimizada, por exemplo. O objetivo é, sem dúvidas, focar na satisfação do cliente e, para tanto, acredita-se que é necessário oferecer cada vez mais produtos e serviços personalizados.
Pensando nisso, desenvolvemos este artigo para que você entenda o que é a indústria 4.0, de que forma esse conceito se relaciona com a personalização nas fábricas e quais são os caminhos que devem ser percorridos para atingir a excelência na customização em massa. Confira!
O que é a indústria 4.0?
A indústria 4.0 é considerada como a 4ª Revolução Industrial, ou seja, um período caracterizado pelas fábricas inteligentes, processos otimizados e mudanças nas manufaturas de produtos, o que causa impacto em vários setores do mercado. Nesse sentido, os sistemas de produção inteligente que servem como base para esse modelo de negócio e estão cotados para surgir nos próximos anos são:
- descentralização: a tomada de decisões não se concentrará apenas na estrutura física, mas também será feita pelo sistema cyber-físico. Além disso, propõe-se que as máquinas forneçam informações atualizadas sobre seu ciclo de trabalho, a fim de aprimorar o processo de produção;
- modularidade: os princípios da indústria 4.0 propõem que a produção ocorra de acordo com a demanda. E, como ela acontece em módulos, é possível alterar as tarefas de cada máquina de forma fácil e eficiente;
- capacidade de operação em tempo real: a aquisição e o tratamento de dados, como relatórios de máquinas, permitem que as tomadas de decisão sejam feita em tempo real, conforme as necessidades e intercorrências da fábrica;
- virtualização: o conceito de indústria 4.0 propõe a criação de uma cópia virtual das fábricas, a fim de permitir o monitoramento remoto de todos os processos. Para tanto, pode-se instalar sensores em todos os locais e cruzá-los com as informações das máquinas;
- orientação a serviços: utilização de softwares modernos aliados ao conceito de internet of services.
O que é customização em massa?
O conceito de customização em massa pode parecer um pouco contraditório, não é mesmo? No entanto, a sua ideia é bastante promissora. Afinal, o objetivo é fornecer, para os consumidores, serviços e produtos personalizados de acordo com suas necessidades e desejos, sem deixar de lado a lucratividade da empresa.
Como ela se relaciona com a indústria 4.0?
O interessante da indústria 4.0 é que ela permite que as fábricas inteligentes consigam chegar a um ótimo nível de personalização, sem perder em competitividade no mercado. Desse modo, é possível oferecer produtos de qualidade, com baixo custo e tempo de entrega reduzido.
De forma simplificada, a personalização em massa viabiliza que a fabricação de qualquer item siga uma linha de montagem semelhante à dos que são produzidos em série. Assim, há flexibilidade e agilidade durante o processo.
Isso acontece porque a 4ª Revolução Industrial disponibiliza diversas novas tecnologias para as fábricas, tornando-as ainda mais eficientes, dinâmicas e inteligentes.
O que fazer para chegar à personalização na indústria?
Para investir na implementação do modelo de produção proposto pela indústria 4.0, é necessário seguir alguns passos. Confira, a seguir, quais são eles!
Impressão 3D
Há alguns anos a impressão 3D parecia uma tecnologia bastante distante. No entanto, ela já é amplamente utilizada em muitos países. Esse processo, também chamado de fabricação aditiva, tem o objetivo de criar objetos físicos pela deposição de materiais em camadas, o que é feito pela impressora 3D com base em um modelo digital.
O interessante é que a tecnologia de impressão 3D pode ser usada para fabricar qualquer produto, desde pequenos protótipos médicos até grandes peças de aviões, por exemplo. Como o modelo digital é integrado ao software, isso permite um grande nível de personalização com mudanças relativamente fáceis.
Comentários
O clp faz parte desta
O clp faz parte desta evolução da indústria 4.0?
Deixe um Comentário