O Instituto Senai de Tecnologia em Mecatrônica recebeu cerca de 1.400 pessoas no último sábado, dia 6, para a Mostra Técnica de Projetos dos alunos dos cursos de Manutenção Automotiva e Mecatrônica. Os alunos apresentaram soluções para a indústria e para a sociedade a partir da metodologia Senai de Educação Profissional, oferecendo ganhos de produtividade, sustentabilidade e em aplicabilidade.
Foram apresentados projetos automotivos como a Reforma do Sistema Elétrico de um Fusca, Restauração de um motor WV AP 1.6 a Álcool; Restauração de uma Motocicleta Yamaha RX 125 1983; Desenvolvimento de um Motor Volkswagen Boxer em corte propelido por um motor elétrico com demonstração dos quatro tempo; Melhorias em um Fiat 147 visando à redução do consumo de combustível através de um circuito eletrônico e câmbio 5 marchas, entre outros. Na área de Mecatrônica, estiveram na mostra a Célula Robotizada para fechamento de caixas; Monitoramento de parâmetros de corrente, temperatura e vibração de um motor AC para apresentação visual; Mini Extrusora e um Alimentador para PETS.
O Instituto Senai de Tecnologia em Mecatrônica conta hoje com mil alunos, sendo 600 na Aprendizagem Industrial, entre Construção Civil, Plástico, Automotivo, Matrizeiro, Administrativo, Logística e Conformador. Os 400 alunos dos cursos Técnicos se dividem entre Mecatrônica, Automotivo e Fabricação Mecânica. Para o segundo semestre ainda há vagas para o Automotivo e Mecatrônica.