O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) lança este mês uma nova modalidade de curso. Trata-se do Pós Técnico em Manutenção de Sistemas Mecatrônicos, que tem 600 horas/aula, e está com matrículas abertas até o dia 30 de agosto. O aluno interessado deve já ter a formação técnica em Mecânica, Eletromecânica ou Mecatrônica, e o curso possibilitará a especialização em manutenção. No contexto da Indústria 4.0, dominar processos de automação e robótica é imprescindível para atuação nas principais áreas com processo de fabricação contínuo, como a automobilística, agrícola, alimentos e bebidas, fabricação de máquinas e equipamentos. As aulas iniciam dia 2 de setembro e serão realizadas no Senai Gravataí, três vezes por semana. As primeira turmas terão 64 alunos, todos funcionários da General Motors.
A Especialização Técnica em Manutenção de Sistemas Mecatrônicos desenvolve as competências necessárias para atuar na implementação, execução e no controle de projetos e processos de manutenção de sistemas eletroeletrônicos e sistemas automatizados integrados, considerando os padrões, normas, procedimentos e requisitos técnicos, legais, de qualidade, de saúde e segurança e de meio ambiente pertinentes. O profissional poderá realizar avaliações diagnósticas em sistemas eletroeletrônicos industriais e em sistemas automatizados, além de manter os sistemas e instalá-los.
“A intenção do Senai com esta nova modalidade é formar um profissional polivalente, com ganhos para a empresa e também para o aluno, que terá mais oportunidades para avançar na carreira”, explica o diretor-regional do Senai-RS, Carlos Trein. Segundo ele, é uma formação de nível tático, já que gerencia o trabalho de nível operacional, planeja, implementa e avalia, além de dar suporte ao nível estratégico. “Além disso, ele faz a interlocução entre o operacional e o estratégico”, conclui.