Fazer melhor e em menos tempo é o objetivo da otimização de processos na indústria. Nesse cenário, a tecnologia tem um importante papel, na medida em que reduz a variabilidade e as perdas, ajuda no aumento da transparência, diminui custos, entre outros benefícios.
É nesse cenário que a Indústria 4.0 se fortalece, assumindo o papel de protagonista da digitalização e integração de todos os processos.
Ao longo desta leitura você vai saber mais sobre como planejar e executar a otimização de processos na indústria. Acompanhe!
A importância dos processos
Os processos industriais são essenciais para que a empresa tenha um fluxo de trabalho organizado, consistente e que garanta a qualidade final do produto.
Para isso, os fluxos devem ser extremamente eficientes, ajudando a empresa a alcançar um nível satisfatório de competitividade, fator fundamental para a sustentabilidade do negócio no mercado.
A otimização dos processos tem uma lógica simples, o que facilita a aplicabilidade em qualquer operação. No entanto, é preciso ter atenção e monitorar todas as etapas. Saiba quais são a seguir.
Mapeamento
Nesta etapa é feita a investigação dos dados referentes ao funcionamento dos processos atuais. A intenção é obter informações relevantes acerca da execução das atividades industriais e fazer uso desses dados para comparar alternativas que possam ser mais eficientes.
Modelagem
Na etapa da modelagem, é feita uma representação gráfica dos fluxos das atividades na indústria. Trata-se de um desenho com a trajetória que cada matéria-prima faz dentro do processo.
Com isso, é viável evidenciar por quais etapas o processo passa e os profissionais responsáveis por cada fase de produção. Com o mapeamento da modelagem, é possível:
- fazer a identificação de onde cada etapa do processo tem início;
- identificar a maneira como a matéria-prima passa pelos processos de transformação industrial;
- quais resultados ela apresenta.
Sendo assim, é importante destacar que todas as fases são interligadas e devem ser mapeadas.
Melhorias
Após os trabalhos de mapeamento e de modelagem, é possível fazer a identificação de alguns pontos que podem ser melhorados:
- etapas que se repetem ou que não contribuem para o resultado;
- falhas que geram ineficiências;
- oportunidade de melhorias que podem ser aplicadas em algumas fases;
- desperdícios.
Implantação
Com os diagnósticos iniciais, é hora de colocar o plano de melhorias em prática para fazer a implementação dos processos mais produtivos. Resumidamente, ajustar os processos às ações sugeridas e consideradas mais adequadas.
Monitoramento
Para garantir a eficiência das ações, é preciso fazer o monitoramento frequente, a fim de verificar e avaliar os resultados de forma correta. Esse monitoramento deve ser periódico e serve para descobrir se as melhorias são, de fato, satisfatórias para os processos industriais.
Caso os resultados sejam os esperados, é necessário voltar ao ponto inicial (mapeamento) e refazer todas as etapas, a fim de identificar as falhas que estão impedindo de se chegar ao resultado almejado.
Principais tipos de processos industriais
Os processos industriais são devidamente categorizados e podem ser dos tipos listados abaixo. Confira:
- operações contínuas;
- operações descontínuas;
- operações em lote;
- operações discretas;
- fluxo em linha (line flow, que deriva da produção em lotes);
- projetos (project).
4 dicas para a otimização de processos industriais
Para otimizar os processos na indústria, você pode adotar algumas importantes estratégias. Confira quais são elas a seguir.
1. Invista em tecnologia
A tecnologia, sem dúvida, é um grande diferencial competitivo para as empresas que a adotam. Por isso, a Indústria 4.0 já é uma tendência vivenciada por todas as organizações que almejam se manter e também se destacar em seus mercados.
Além disso, a automação industrial possibilita a economia de tempo, redução de custos e garante a qualidade e a eficiência das operações.
A inovação e a tecnologia também colaboram para a integração de diferentes setores, e isso significa mais eficiência para o negócio em todo o ciclo produtivo, da compra de matéria-prima até o pós-venda. A tecnologia na indústria pode ser usada para:
- monitoramento dos empregados;
- gestão de estoque;
- gestão dos processos;
- controle avançado de processos;
- controle de qualidade.
2. Implemente o setor de supply chain
É comum os gestores pensarem nas vendas e não considerarem a cadeia de suprimentos (supply chain), e é por isso que, mesmo investindo em tecnologia, muitas vezes o resultado não é o esperado.
No ramo industrial, a cadeia de suprimentos tem uma grande importância para a administração da logística e também para todo o processo de produção, já que diferentes etapas precisam acontecer até a entrega do produto final ao consumidor.
Por isso, é um setor que merece atenção dos gestores, sendo um aliado para monitorar o funcionamento dos processos, garantindo a satisfação do consumidor final. Entre as funções do setor estão:
- busca por fornecedores de matérias-primas;
- previsão e planejamento entre oferta e demanda;
- monitoramento do tempo dos ciclos de produção e dos inventários;
- fabricação e armazenamento do produto;
- garantia da entrega;
- identificação de melhorias nos processos
3. Utilize um bom software de gestão
Um software de gestão é fundamental para garantir a eficiência dos processos da indústria. Por meio dessa ferramenta, é possível acompanhar o fluxo de informações de maneira mais fácil e segura.
Além disso, o sistema oferece dados importantes para análise, que ajudarão na tomada das decisões, inclusive para identificar falhas antes que elas aconteçam.
Assim, o uso de sistemas ajuda na otimização dos processos industriais na medida em que provoca um impacto positivo para a obtenção de dados com foco na melhoria dos processos e também para redução de custos.
Logo, com a adoção de um sistema, também é possível melhorar e aumentar a produtividade e conquistar mais tempo para se dedicar às atividades estratégicas do negócio.
4. Capacite os empregados
Para que a adoção de todos esses recursos seja eficiente, é fundamental capacitar os trabalhadores, dando a eles o conhecimento necessário para operar as máquinas e softwares, como também o entendimento da importância dessas mudanças no processo produtivo.
Ao oferecer cursos e outras formas de capacitação, você ainda garante a eficiência da operação e evita que velhos hábitos retornem.
Como vimos ao longo desta leitura, é possível promover a otimização de processos na indústria, e contar com a ajuda da tecnologia é fundamental para ganhar mais tempo, qualidade e eficiência nas suas operações.
Se você gostou deste artigo, confira também como aumentar a produtividade na indústria.
Deixe um Comentário