Você está aqui

AduBio Plus - Fertilizante feito com resíduos de EPIs de couro

Desenvolver processos de tratamento de resíduos fomentando a economia circular e a sustentabilidade faz parte da missão do SENAI. Veja como ajudamos a JGB Equipamentos de Segurança SA com o desenvolvimento de um fertilizante líquido nitrogenado produzido a partir de EPIs de couro descartados e de resíduos gerados em seu processo produtivo. 

O PROJETO

Sabe-se que EPIs como luvas, aventais, calças e casacos de couro usados são classificados como resíduos e que, além de causarem impacto ambiental significativo, também demandam altos gastos de destinação e manutenção em aterros industriais, formando passivos ambientais para as indústrias. 

Segundo dados de 2016 do Centro das Indústrias de Curtume do Brasil, a produção nacional de peles e couros totalizou 40 milhões de toneladas em 2015. Estima-se que o potencial de geração de resíduos sólidos dessa produção seja de 400 mil toneladas, um número expressivo para o meio ambiente.

Por outro lado, o setor de fertilizantes é um segmento estratégico para o país e a produção nacional tem sido insuficiente para atender à demanda, ocasionando uma elevação significativa das importações. Para a Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (ABISOLO), há uma grande oportunidade de transformação de resíduos ou subprodutos industriais em veículos para nutrientes na agricultura, fazendo com que seja uma fonte inovadora e que contribua para a gestão dos resíduos sólidos no Brasil.

Visando a valoração de resíduos de EPI de couro pós-uso, a empresa JGB procurou o Instituto SENAI de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente em busca do desenvolvimento de um processo de fabricação de fertilizante líquido nitrogenado produzido a partir de luvas de proteção individual de couro após seu descarte, e também de resíduos gerados em seu processo produtivo.

O RESULTADO

O AduBio Plus foi o produto desenvolvido a partir da transformação de resíduos em um produto de valor agregado. Indicado para aplicação no solo, ele é uma fonte eficiente de nitrogênio às plantas, fornecendo macro e micronutrientes em menores concentrações, ideal para a adubação complementar de hortaliças.

Os benefícios do desenvolvimento do produto, porém, vão além:

  • O projeto fornece uma opção de destinação ambientalmente correta para os consumidores de EPIs, independentemente de porte, eliminando o impacto negativo dos resíduos gerados após seu uso;
  • Por ser um produto nacional, não sofre influência com flutuações cambiais como os insumos importados pela indústria brasileira de fertilizantes;
  • Conta com matéria-prima abundante e de custo zero para a JGB, já que é um resíduo;
  • Fortalecimento das lavanderias já que existe a necessidade de higienização dos EPIS pós uso para serem transformados em fertilizantes, eliminando contaminantes.

Além do fertilizante, foi desenvolvido um plano de logística reversa que abrange o setor de equipamentos de proteção individual confeccionados em couro, produzidos pela empresa JGB Equipamentos de Proteção Individual S.A. e demais empresas do ramo. 

O desenvolvimento do AduBio+ AduBio Plus vem ao encontro dos movimentos mundiais que nortearam o seu desenvolvimento, sendo eles:

  • Eliminação de passivos ambientais;
  • Utilização da logística reversa de produtos pós uso;
  • Conceito inovador de upcycling;
  • Economia circular;
  • Tendência pelo crescimento da demanda de produtos orgânicos;
  • Aumento da demanda de alimentos devido ao crescimento populacional, implicando na ampliação da demanda de fertilizantes e crescimento de produtividade.

Sua empresa também tem uma ideia inovadora? Conte com os modernos parques tecnológicos e com a expertise dos profissionais do SENAI para desenvolvê-la! Entre em contato conosco e traga seu projeto para os Institutos SENAI de Inovação.

Outros cases

08/05/2018
Estudo para viabilização da utilização de uma maior quantidade de ovos em massas alimentícias nacionais.
mascaras-cirurgicas-bento-goncalves
30/07/2020
Organização de linha de produção e a fabricação das máscaras seguindo princípios da metodologia lean.
28/09/2021
Quando o mercado hospitalar ficou carente de luvas cirúrgicas por conta da pandemia de Covid-19, foi preciso a...
Fale Conosco!