Outro ponto focal é promover o empreendedorismo e a inovação tecnológica no âmbito da agricultura digital, proporcionando um ambiente propício para o surgimento e crescimento de novas empresas de base tecnológica, como startups.
A promoção de formação de pesquisadores é um dos pilares fundamentais para o avanço da inovação tecnológica e o desenvolvimento de soluções avançadas e sustentáveis para o setor agrícola e que está na estratégia do Centro, assim como nova infraestrutura laboratorial, projetada para se tornar uma referência internacional em pesquisa e desenvolvimento no campo da eletrônica, novos sensores e inteligência artificial para agricultura.
Para as empresas e startups associadas, essa infraestrutura oferecerá uma série de benefícios significativos. “O acesso a equipamentos de última geração e tecnologias avançadas possibilitará a essas organizações acelerarem o desenvolvimento de novas tecnologias. Além disso, a possibilidade de trabalhar em um ambiente de pesquisa de alto nível estimulará a criatividade e a experimentação, contribuindo para o avanço do conhecimento e a geração de novas ideias”, explica Gomes.