Projeto Brasil-Haiti é concluído
Mesmo diante do recente cenário das enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul, esta semana foi concluído o projeto Brasil-Haiti iniciado em 2017. Com o objetivo de fortalecer o Ensino Profissional no país caribenho, o Projeto de Apoio à Formação Profissional no Haiti é uma colaboração entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), o Instituto Nacional de Formação Profissional do Haiti (INFP) e os Departamentos Nacional e Regional (RS) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). No total, 30 instrutores haitianos foram capacitados em cinco áreas profissionais, além de 15 gestores.
Com várias etapas, o trabalho sofreu adaptações . Em 2020, por exemplo, durante a pandemia da Covid-19, o projeto adaptou-se realizando atividades à distância, utilizando uma plataforma online desenvolvida pelo Senai- RS onde foram disponibilizados materiais de apoio, manuais técnicos, planos de curso e capacitações EAD para gestores, pessoal administrativo e instrutores do INFP.
Posteriormente, seguindo o plano de trabalho para 2021 e 2022, o projeto incluiu capacitações assíncronas (EaD) e presenciais no Brasil. As atividades práticas abrangeram oficinas e visitas técnicas em empresas gaúchas, enquanto as obras do novo Centro de Formação Profissional de Les Cayes foram concluídas pelo PNUD e INFP. Essas ações viabilizaram a aquisição e instalação de máquinas, equipamentos, instrumentos e mobiliários entregues em 2023 pelo PNUD ao centro, ampliando as capacidades técnicas, pedagógicas e socioemocionais dos instrutores haitianos, fortalecendo a Educação Profissional no Haiti com a expertise dos técnicos do Senai na aplicação dos pressupostos da Metodologia Senai de Educação Profissional e investimentos internacionais. A nova escola terá capacidade para atender até mil alunos.
Esta semana, com a transmissão de cinco webconferências do Senai, com tradução consecutiva para o francês, foram abordados temas das áreas Metalmecânica, Construção Civil, Tecnologia da Informação, Refrigeração e Climatização e Mecânica Automotiva. Além de orientar os instrutores haitianos na utilização dos novos equipamentos e na demarcação de segurança dos ambientes educacionais, as webconferências foram gravadas e estarão disponíveis no ambiente virtual do Haiti por até três anos.