Definido projeto que estará na Fimec
Valorizar talentos, estimular a criatividade e inserir os estudantes no processo de criação, desde seu início. É com esse objetivo que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) de Novo Hamburgo propôs, aos seus alunos, o desafio de desenvolver o modelo de uma chuteira que servirá de inspiração para a Fábrica Conceito da Fimec 2025.
A atividade contou com 20 projetos, vindos das turmas de várias modalidades da área calçadista, passou por diversas etapas e contemplou a ideia da estudante do curso de Aprendizagem Industrial Confeccionador de Artefatos de Couros e Sintéticos, Emanuela Dorneles. O projeto se enquadrou nos quesitos de qualidade do desenho, originalidade, inovação, criatividade, viabilidade e apresentação (foto).
“Vemos com bons olhos essa aplicação técnica do aluno, do conhecimento que ele adquiriu no curso para transformar esse desenho criativo em realidade e se transformar num produto que será fabricado dentro da Fábrica Conceito. Então, o aluno aprendeu todas as partes técnicas, teóricas, fez na prática e, agora, teve a oportunidade de criar um modelo do zero”, explica o instrutor da Aprendizagem Industrial Básica em Confecção de Calçados, Tiago Borba.
“É necessário o incentivo da competição, do desafio. O aluno estará sempre sendo avaliado em qualquer empresa e precisa saber aplicar o conhecimento que tem, a criatividade e a originalidade. Nesse desafio foi muito importante isso, pois o aluno aplicou todo o conhecimento dele nessa resposta, através do seu desenho”, conclui.