Você está aqui

Os discursos na abertura da 33ª Mercopar, a maior feira de inovação industrial da América Latina, nesta terça-feira (15), vieram em tom otimista e destacando a capacidade de o Rio Grande do Sul se reerguer após as enchentes. “Somos o terceiro estado na indústria de transformação, o quarto em exportação industrial e o primeiro em inovação nos rankings nacionais, e a Mercopar tem participação nisso, porque transforma o DNA do povo gaúcho, que é empreendedor e trabalhador e tem apreço pelo conhecimento, em geração de riqueza”, avaliou o governador Eduardo Leite. A feira é promovida pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae-RS), e termina na sexta-feira (18).

O presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, se encontrava nesta terça-feira em reunião do Conselho Superior de Representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI) no Rio de Janeiro, e enviou uma mensagem gravada em vídeo. O vice-presidente da FIERGS, Ubiratã Rezler, que representou a entidade na abertura, destacou as 33 edições ininterruptas da feira. “Enfrentamos hoje um momento bastante delicado, reflexo da catástrofe climática de maio, onde todas as indústrias, independente de porte ou setor, sofreram, direta ou indiretamente.  Muitas empresas foram devastadas, sucumbiram, outras tantas perderam equipamentos, máquinas, documentos, matérias-primas, estoques e pessoas”, disse Rezler. Ele acrescentou, porém, que é justamente em tempos de adversidade que a grandeza dos gaúchos e da indústria se revela. “Com muita força e união, todos trabalham pela reconstrução dos negócios e do nosso estado. Tenho a certeza de que essa feira é uma grande oportunidade para fazer conexões, revisitar ideias, retomar projetos, elevar a produtividade e melhorar a competitividade das indústrias”, completou.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RS, Luiz Carlos Bohn, ressaltou que a Mercopar é realizada pelo fomento dos negócios e está amparada em duas premissas que andam juntas. A primeira é a base da vida em sociedade, a prática histórica repetida ao longo dos séculos que moldou a economia moderna. E a segunda é a inovação, que ele classifica como condição para a sustentabilidade das empresas em qualquer setor econômico. “Vocês vão perceber que esses dois conceitos estarão mais unidos do que nunca. A Mercopar é uma oportunidade para conhecer mais do que o Rio Grande do Sul tem a oferecer para o Brasil e para o mundo”, afirmou.

A feira está disposta em 38 mil m², sendo 17 mil m² destinados aos mais de 550 expositores e 90 startups, ampliando em 2 mil m² a totalidade de área ocupada pelos estandes na edição anterior.

PROGRAMAÇÃO
O Sistema FIERGS participa da Mercopar com estande próprio e o da Rede Indústria 4.0, que conta com a participação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS). Ambos foram visitados, na tarde desta terça-feira, pelo governador Eduardo Leite. A entidade promove uma série de atividades durante a Mercopar, com exposição, serviços e palestras. Por meio do Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec) e do Conselho de Meio Ambiente (Codema), realiza palestras com o foco em descarbonização no Espaço Inovação – Palco 3. Nesta quarta-feira, o tema será Descarbonização em números: decifrando os dados, com previsão de início às 15h45min.

Já tradicional na Mercopar, neste dia 16 prossegue a rodada de negócios de empresas brasileiras de todos os portes e graus de maturidade em internacionalização, com compradores e representantes de diversos setores da América Latina, das 13h às 20h. A intenção é exportação de produtos e maior presença de produtos brasileiros no exterior.

Ainda nesta quarta-feira, no espaço integrado do Sistema FIERGS, o Sesi-RS realiza a palestra Diálogo de Saúde – Desafios Atuais das ME e EPP, ministrada por Fernando Rosa, às 16h. Acesse www.mercopar.com.br para conferir mais informações e a programação completa.

Publicado Terça-feira, 15 de Outubro de 2024 - 16h16
Fale Conosco!