Você está aqui

Senai Caxias do Sul vence desafio em Grand Prix de Inovação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) de Caxias do Sul conquistou o 1° lugar no desafio “Agroindústria” do Grand Prix Senai de Inovação América Latina 2024, uma corrida de tecnologia que desafia equipes no desenvolvimento e prototipação de soluções inovadoras para desafios reais de indústrias. A cerimônia de premiação ocorreu na última sexta-feira, 13, através o canal do YouTube do Senai Play.

Os alunos caxienses participaram do desafio “Agroindústria – Formação de mão de obra qualificada com uso de tecnologias” e venceram a categoria com a solução “Hellena”, criada para simplificar a interação entre operadores e máquinas, considerando que os trabalhadores do campo possuem dificuldades para executar suas atividades com os equipamentos mais complexos da indústria, devido à Inteligência Artificial.

O projeto do Senai de Caxias do Sul busca incorporar um manual de instruções diretamente no software do equipamento, permitindo o uso intuitivo e acessível do aparelho. Ao tocar na tela, se a máquina emitir algum sinal, o operador pode conversar com o equipamento e obter respostas automáticas, indicando as ações necessárias para solucionar o problema

Henrique Manera Dutra e Rhuan da Silva Maciel, ambos do curso de Eletrônica Industrial, Jeandro Meurer Soares e Daniel Brum, do Técnico em Mecatrônica e, Thiago Macedo da Silva, do curso de Robótica foram os vencedores, que receberão medalhas e certificados de participação, além do convite para o programa Despertar Empreendedor, oferecido pela NAV - Instituto Sesi Senai de Tecnologias Educacionais. O Senai Caxias do Sul receberá o troféu pela equipe.

O Grand Prix Senai de Inovação tem como objetivo, estimular a concepção de ideias, conceitos, protótipos de novos produtos, processos e tecnologias, em apoio à competitividade da indústria e à resolução de problemas da sociedade.  A edição deste ano, que ocorreu entre 4 e 8 de novembro, contou com 9.656 alunos inscritos, 2.167 equipes formadas e 660 mentores voluntários. As equipes foram julgadas por 592 avaliadores. Além do Brasil, participaram: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Veja a lista dos desafios do GP 2024:

  • Agroindústria – Formação de mão de obra qualificada com uso de tecnologias
  • Indústria do Entretenimento - Inteligência artificial com Perspectiva: Empodera e Conquista
  • Alimentos – Processos produtivos
  • Educação – Como avaliar o aprendizado no século XXI?
  • Indústria 4.0 – Digitalização
Publicado Terça-feira, 17 de Dezembro de 2024 - 17h17
Fale Conosco!