Estação Empregar Verde Oliva aproxima reservistas militares do mercado de trabalho
A 1ª edição da Estação Empregar Verde Oliva, promovida pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e o Comando Militar do Sul, com apoio do Sistema FIERGS, reuniu cerca de 900 egressos do serviço militar e sociedade civil, na sede da Federação. O evento visa aproximar os interessados, que buscam uma colocação profissional, de quem está contratando, além de contribuir com a redução da falta de profissionais no setor industrial.
No total, 43 empresas, de segmentos como indústria, agronegócio, comércio e serviços, estiveram presentes para realizar entrevistas com os candidatos. Mais de 1.700 vagas foram cadastradas, sendo que 244 destinadas ao setor industrial. As oportunidades incluem diversos cargos, dentre eles eletricista industrial, auxiliar de linha de produção, operador de empilhadeira, técnico mecânico de processos e mecânico industrial.
O supervisor de logística da Fruki Bebidas, Maurício Mancil, afirmou que o Estado ainda vive reverberações das enchentes e a feira é uma oportunidade para a empresa seguir ajudando a sociedade. “Quando as pessoas saem do Exército, encontram dificuldade para se colocar no mercado, então, o que foi feito aqui, é muito importante. Conseguimos nos aproximar de pessoas já capacitadas pelo Exército, da população em geral e das outras empresas que participaram”.
“Nesse evento foi oferecida a possibilidade de buscar uma vaga e, conforme adquire experiência, o candidato pode desenvolver sua carreira em prol de algum segmento. Queremos dar mais visibilidade para essa nova geração, abrindo as portas para esses jovens que estão iniciando sua caminhada no mercado de trabalho”, salientou a gerente de recursos humanos da Darcy Pacheco, Simone Marisco.
A assistente de RH da Grefortec, Alexia Munter, explicou que o contato proporcionado pela feira com os egressos do serviço militar se mostrou uma grande oportunidade de aproximar a juventude da indústria.
O Serviço Social da Industria (Sesi-RS) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), juntamente com outros integrantes do Sistema S, como Senac-RS e Sest-Senat, estiveram presentes, ofertando, gratuitamente, vagas para cursos profissionalizantes.