Robô autônomo de carga do Senai
Foto: Lucas Machado
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), integrante do Sistema FIERGS, projetou e desenvolveu, por meio do Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Sensoriamento, apoiada pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), juntamente com a Dalca, um novo modelo do autonomous mobile robot (AMR) – um robô de transporte capaz de movimentar cargas autonomamente em indústrias dos mais variados segmentos.
Esse produto faz parte da Flexnav, família de AMRs da Dalca, uma iniciativa executada inteiramente em solo brasileiro. O objetivo é automatizar a logística interna das empresas sem a necessidade de empilhadeiras e cargas manuais, o que garante a segurança do operador e acelera toda a cadeia produtiva. “Hoje, nós temos fabricantes europeus e asiáticos que criam um grande volume desse tipo de produto, mas encontram grande dificuldade em implementar esses equipamentos no Brasil, pois demandam conhecimento dos processos de cada cliente, além da conexão com diferentes equipamentos e sistemas locais. Portanto, parcerias com Senai e Embrapii são importantes para conseguirmos inovar e melhorar a competitividade da indústria brasileira como um todo”, explicou o CEO da Dalca, Bruno Dal Fré.
Para o projeto, o Senai-RS inseriu as mais recentes tecnologias em sistemas de sensoriamento, elaborou a arquitetura eletrônica e de software, além de utilizar algoritmos, orientados por inteligência artificial, para fazer a modelagem matemática do processamento do robô.
“O Instituto Senai de Sensoriamento é referência na produção de unidades autônomas. Nesse caso, uma empresa gaúcha desenvolve uma tecnologia que geralmente vem de outros países, mas que, agora, vira uma vantagem competitiva, ou seja, além de poder gerar maior valor para a indústria local, a tecnologia brasileira é quem será exportada”, afirmou o gerente de tecnologia e inovação do Senai-RS, Victor Gomes. “Pelo nosso histórico de excelência, foi possível desenvolver o trabalho em apenas 12 meses”, disse.
Em novembro de 2024, foi anunciada a renovação da parceria entre o Senai-RS e a Embrapii para o período de 2024 a 2027, no valor de R$ 210 milhões. O valor será distribuído entre os convênios firmados pelas duas instituições, que atuarão para promover o desenvolvimento tecnológico do setor industrial.