Projetada pelo estudante de Automação Industrial do Senai-RS, integrante do Sistema FIERGS, de São Leopoldo, Henrique Pisaroglo, a Cloth Wood conquistou a menção honrosa na categoria Meio Ambiente do Festival Internacional de Engenharia, Ciência e Tecnologia (I-Fest²), em Mahdia, na Tunísia. A premiação ocorreu durante a cerimônia de encerramento do evento, na quarta-feira. Pisaroglo foi orientado pelo instrutor Fernando Aguiar.
O projeto oferece uma nova forma de matéria-prima para a Indústria, aproveitando resíduos têxteis e transformando-os em madeira. “É ótimo ver o reconhecimento do projeto, colhendo os frutos no qual fomos trabalhando durante esse tempo. É uma superação pessoal e profissional, além de ser gratificante ver o interesse da comunidade científica na criação de novas formas para diminuição dos impactos ao meio-ambiente”, afirmou Pisaroglo.
Em prol da inovação, o evento reuniu jovens pesquisadores do mundo inteiro e proporcionou o intercâmbio de experiências. “Estamos muito felizes por esse reconhecimento na nossa primeira feira internacional. O Henrique e o Fernando nos orgulham pelo comprometimento com o trabalho, a seriedade no desenvolvimento do projeto e por representar a escola”, salientou a coordenadora pedagógica do Senai São Leopoldo, Gabriela Motta.
A “madeira de pano” conquistou sua vaga na I-Fest² ao receber a medalha de ouro no concurso Infomatrix Brasil 2024. Além disso, o projeto já havia faturado o Prêmio IBTeC de Inovação 2024, o que garantiu sua participação para a 7ª Fenadante, em São Paulo, e o Método Dutra, na Mostratec 2024.


