Você está aqui

“Essa união entre indústria e ecossistema de inovação é fundamental para acelerarmos nosso caminho rumo à indústria do futuro. O que vimos na Feira de Hannover reforça a urgência de novos modelos e novas soluções. Contamos com as startups para ajudar a indústria gaúcha nesta corrida mundial pelo melhor desempenho”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, Claudio Bier, na abertura do Indústria do Amanhã – Startups e Sistema FIERGS em Conexão, nesta segunda-feira (7), na sede da entidade. “Sem avanços em soluções inovadoras, não há futuro para a indústria”, disse. 

A iniciativa da FIERGS, com apoio da Associação Gaúcha de Startups (AGS), contou com mais de 115 startups e 33 hubs de inovação, criou um ambiente propício ao inédito, à colaboração e ao networking entre empresas emergentes e o ecossistema industrial. “Nosso tema central é a educação para a inovação. Mundialmente o fator educação é o definidor se um país terá maior ou menor protagonismo no quesito inovação. Inovar é gerar valor agregado e PIB, é bem-estar para todos nós. Então, as startups são a nossa indústria do amanhã”, destacou a diretora-geral de Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS, Susana Kakuta. 

No evento, ainda ocorreu a assinatura de três protocolos de intenções entre a FIERGS e entidades ligadas às startups (AGS, Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação - Reginp - e Ventiur Investimentos em Novos Negócios), para transformar o Rio Grande do Sul em um polo de inovação industrial, por meio de intercâmbio de informações, conhecimentos e a promoção de eventos, no âmbito estadual, sob as diretrizes do Programa Indústria do Amanhã. Os documentos foram assinados pelo presidente da FIERGS, Claudio Bier; pela diretora de Relações Institucionais da FIERGS, Ana Paula Werlang; pela diretora-geral de Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS, Susana Kakuta; pelo presidente da AGS, Rodrigo Cavalheiro; pela presidente da Reginp, Daniela Carolina Eckert; e pelo diretor executivo da Ventiur, Sandro Cortezia. 

“Eu sempre percebi o anseio da indústria por inovar. Hoje, como ‘startupeiro’, temos vontade de auxiliar as indústrias, mas, às vezes, falta um ponto de conexão. E a FIERGS, como toda a sua relevância, tem papel importante nisso. Quando fazemos esse networking, empresa emergente e indústria, começamos a falar dos problemas reais do setor, é uma parceria muito mais efetiva”, afirmou o CEO da Floki Sys, Giuliano Hoffmann. 

As empresas que participaram do evento receberam ingressos gratuitos para o South Summit Brazil 2025. 

SISTEMA FIERGS NO SOUTH SUMMIT 2025
A Federação terá seu próprio espaço no evento deste ano, com um estande voltado ao networking e à troca de experiências. O South Summit será realizado entre os dias 9 e 11 de abril, no Cais Mauá, em Porto Alegre. Confira a programação da FIERGS no evento.

Além desta ação, o Sistema FIERGS conta com um termo de cooperação com o Instituto Caldeira, promovendo a Startup Weekend, que será realizada em 31 de maio e 1º de junho, e a Gramado Summit, também no mês de junho. 

Publicado Terça-feira, 8 de Abril de 2025 - 13h13
Fale Conosco!