47ª WorldSkills entra na reta final
Os cinco alunos do Senai-RS Matheus Kern Eichhner e Matheus Maus Gassen (Robótica Móvel), Eduarda Gabriela Menegotto e Mateus Gabriel Hillebrand (Mecatrônica) e Enrique da Silva Silveira (Sistemas Dry Wall) estão em Lyon, na França, participando da 47ª WorldSkills Competition, a maior competição de educação profissional do mundo. O evento, que encerra neste domingo, busca a excelência nas profissões, além de fortalecer o setor industrial, movimentar a economia em geral e desenvolver novas lideranças. São mais de 1.400 competidores oriundos de 72 países.
"Estou muito impressionado com a qualidade do que estou vendo aqui. A representação do Brasil, incluindo os jovens do Rio Grande do Sul, está fazendo um trabalho magnífico que tenho certeza, será recompensado. O evento impressiona por seu tamanho, beleza e presteza", afirmou o presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier (na foto, ao centro), que está em Lyon acompanhando a feira.
Os jovens integram a delegação brasileira que conta com 64 competidores, além de técnicos e intérpretes. Para representar o país, os cinco alunos gaúchos tiveram de vencer suas seletivas regionais e conquistar a medalha de ouro na etapa nacional, deixando mais de 250 adversários para trás. O Brasil tem repertório vitorioso e figura entre os cinco melhores países no quadro de medalhas desde 2011, tendo conquistado o 3º lugar geral na última edição.