Crédito foto: Paulo Rossi
O superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo, apresentou o projeto de ampliação, cujas obras devem começar no primeiro semestre de 2023. O projeto envolve a modernização da estrutura existente para contemplar 12 salas de aula, a construção de um espaço de convivência, de um novo prédio multiuso e a reforma do ginásio. Haverá ainda intervenção na área externa, como novas passagens de pedestres cobertas, melhorias na iluminação e cercamento. O espaço total do complexo educacional será de aproximadamente 2.200m².
Pelotas foi a primeira cidade a receber o modelo inovador de Ensino Médio do Sesi-RS, em 2014. Hoje são mais quatro unidades: Sapucaia do Sul, Gravataí, Montenegro e São Leopoldo. Com os investimentos do programa A Indústria pela Educação, até 2027 também serão beneficiados com escolas os municípios de Caxias do Sul, Canoas, Lajeado, Novo Hamburgo e Santa Cruz do Sul. O público-alvo das instituições de ensino são filhos de trabalhadores da indústria, que poderão receber bolsas integrais e parciais, e da comunidade em geral.
O investimento ainda contempla a criação de um Instituto de Formação de Professores, em Porto Alegre, dedicado à capacitação e à qualificação de educadores de escolas públicas e privadas, principalmente por meio de parcerias com os municípios gaúchos. Além de qualificação docente, o espaço (que será instalado em um prédio da Travessa Leonardo Truda, no Centro da Capital) fará pesquisas e estudos de dados educacionais do Estado, produzindo análises qualitativas que permitam construir soluções personalizadas para os professores.
Também estão previstas a reformulação e a ampliação do contraturno tecnológico com ênfase em pensamento computacional. A iniciativa atende a crianças de seis a 15 anos, no turno inverso à escola, em várias cidades do Rio Grande do Sul. Com a ampliação, serão abertas mil novas vagas em todo o Estado.