Crédito foto: Dudu Leal
Projeto do Senai Guaporé vence o Inova Senai
O projeto Sistema Automatizado de Corte de Correntes para Joias e Bijuterias, do Senai Guaporé, foi o vencedor do Inova Senai 2019, que aconteceu na última quinta (21) e sexta-feira (22) no Senai Porto Alegre. O trabalho, realizado pelos alunos Gaeker Proencia, Emanuele Gosh e Bruno Scherer, tem como objetivo eliminar ou reduzir consideravelmente o processo manual no corte das correntes, desafio da empresa MW do Brasil. Os alunos desenvolveram um protótipo automatizado para corte de correntes de joias banhadas em ouro, prata, estanho, etc, que aumenta a produtividade da empresa com maior segurança ao funcionário. De 2 mil correntes por dia manualmente, com o sistema, passa a produzir 5,7 mil correntes/dia. “O projeto tem um custo de cerca de R$ 6 mil, que se paga em menos de seis meses”, explica Emanuele.
O Inova Senai tem como objetivo desafiar alunos a solucionarem questões reais do dia a dia das indústrias. Este ano, 13 projetos concorreram, escolhidos entre várias unidades do Estado. Os trabalhos foram desenvolvidos a partir da demanda de indústrias parceiras e teve a participação estudantes de duas ou mais áreas. A intenção além de promover a aproximação entre os estudantes e o setor industrial, é desenvolver nos alunos de cursos técnicos, a capacidade de trabalhar em grupo, propor ações inovadoras e pensar de forma empreendedora. A metodologia usada rendeu ao Senai gaúcho o 1º lugar na categoria Ensino Profissional do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. “Isto aqui é o futuro do Brasil”, disse a assessora especial da Prefeitura de Porto Alegre, Clarice Lamb, que acompanha o grupo Professor Inovador, do Pacto Alegre. Conforme ela, que esteve na mostra, os projetos que estavam ali demonstram que esses jovens têm muito para contribuir .
O segundo colocado foi o Sistema de Transferência de Produto da Linha de Processamento de Aves para Embalagem Secundária, realizado pelos alunos do Senai Lajeado Rafaela Lanus, Diogo Reis, Luiz Goetz, Ezequiel Torales e Ezequiel Proencia. O projeto foi desenvolvido com o desafio feito pela BRF e teve duas versões: uma totalmente automatizada e outra, mesclada. Eles destacaram ainda o trabalho realizado em equipe. “Tem eletriscista, eletrônico, administrativo e mecânico de manutenção. Todos trabalhando juntos, acabamos conhecendo um pouco mais de cada uma das áreas”, explicou Rafaela.
O Senai Lajeado também teve seus alunos premiados no terceiro lugar com o Fixador de Cabedal, feito para o desafio da Picadilly, por Gabrieli Antunes, Lucas Gomes, Mateus Bersch e Luiz Koempfel. A coordenadora de Gestão de Pessoas da Unidade de Teutônia da Picadilly, Cíntia Schmidt, afirma que o resultado do desafio foi além do esperado pela empresa. “A intenção é usar o trabalho deles na fábrica”, disse.
O voto popular ficou com o Conforto e saúde para pessoas deficientes auditivas e lactentes do Senai Garibaldi, conforme demanda das empresas Sonomais e Tramontina. São dois projetos em um. O primeiro é um travesseiro que tem um despertador que vibra para pessoas portadoras de deficiências auditivas. O segundo é um colete para cólicas de lactentes que massageia a barriga do bebê a fim de aliviar as cólicas.
O diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein, destacou, durante a premiação do evento, a metodologia do Senai. “É uma metodologia que vai além, que estimula a solução de problemas e o empreendedorismo”, lembrou ao parabenizar todos os participantes pela criatividade e dedicação. Neste sentido, outro projeto que chamou atenção foi o MontAR, realizado por alunos do Instituto Senai de Tecnologia em Madeira e Mobiliário. “Nosso desafio era fazer um manual de instruções para montagem dos móveis que fosse simples e fácil para quem compra o produto”, conta o aluno Giovani Nicoletto. O pedido da empresa Multimóveis se transformou em um aplicativo de celular, utilizando a realidade aumentada, que faz a ambientação do produto e auxilia na montagem e instalação de forma mais fácil.
Publicado sexta-feira, 22 de Novembro de 2019 - 18h18
01/11/2024
Capacitação