Senai promove ações de combate à Covid
A ação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), General Motors, Novus e Governo do Estado já está com o conserto de 25 respiradores em andamento. Após a manutenção, os equipamentos serão devolvidos aos hospitais de origem. As instituições de saúde ainda podem solicitar o conserto pela plataforma que está no site https://www.senairs.org.br/manutencao-de-respiradores-para-o-combate-covid-19. Em 2020, o Senai e a GM consertaram 119 respiradores no Rio Grande do Sul.
Depois de feito o cadastro pelo hospital, o Senai vai buscar os respiradores e leva ao laboratório montado dentro da GM, em Gravataí. Profissionais da empresa e da instituição fazem os consertos. A Novus é responsável pelas peças necessárias para os reparos e o Governo do Estado faz a divulgação da ação junto às instituições de saúde. Depois de pronto, o Senai faz a logística reversa.
Além disso, o Senai-RS devolveu à empresa White Martins 403 cilindros de oxigênio industrial para doação a hospitais que eram usados em suas unidades. A ação está sendo realizada nacionalmente e tem como objetivo contribuir para amenizar a falta do equipamento em hospitais do País, devido à grande procura para o tratamento contra o coronavírus. No ano passado, além dos 119 aparelhos consertados, por meio de voluntariado e parcerias com empresas, o Senai fabricou 3,7 mil protetores faciais; 7,5 mil uniformes hospitalares, 132 mil máscaras de TNT, 4,6 mil máscaras de tecido e 1,9 mil unidades de álcool glicerinado 80%.