Senai-RS fará inventário de emissão de gases de efeito estufa do prédio do Ministério Público do RS
Senai-RS fará inventário de emissão de gases de efeito estufa do prédio do Ministério Público do RS
Foi assinado na manhã desta segunda-feira o protocolo para a realização, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), do inventário da emissão de gases de efeito estufa no prédio do Ministério Público Estadual, em Porto Alegre. O trabalho é realizado em parceria com o Instituto Latino-Americano de Desenvolvimento Econômico Sustentável e o monitoramento será realizado ao longo de 2024.
O inventário seguirá o programa brasileiro GHG Protocol seguindo os escopos 1 e 2. No primeiro são contempladas as fontes de emissão que que possuem propriedade ou controle operacional das instalações do Ministério Público, por exemplo: frotas de automóveis controladas pelo MP, uso de equipamentos de ar-condicionado e extintores de incêndio e qualquer que ocorra nas instalações do MP que possam gerar gases de efeito estufa. E o segundo escopo monitora as fontes de emissões associadas a geração da energia elétrica consumida pelo MP.
Após o diagnóstico, o Senai, por meio do seu Instituto de Meio Ambiente, vai sugerir um plano de ação para mitigar esses efeitos.
Conhecer as fontes de emissões e as respectivas quantidades é a base para priorização de ações de mitigação e a composição de políticas estratégicas das organizações como respostas às mudanças climáticas. “A iniciativa é uma mensagem importante à sociedade, já que dá o exemplo para o Estado e o país”, destacou o diretor-regional do Senai-RS, Carlos Trein.
Além do diretor-regional, assinaram o protocolo o procurador geral de Justiça do Estado, Alexandre Saltz, e o presidente do Ilades, Marcino Fernandes Rodrigues Junior.