Você está aqui

Com a presença de lideranças empresariais, foi inaugurado nesta quarta-feira (5) o Centro de Formação Profissional Senai Frederico Closs, em Venâncio Aires. “Este Centro de Formação reflete o empenho da indústria em oferecer uma educação profissional de alta qualidade, numa estrutura inovadora”, destacou o presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier. Ele lembrou que a nova unidade, assim como tantas outras ações, “são uma resposta dos industriais ao desafio que une a nossa economia: a necessidade de formar mão de obra qualificada”.

O novo espaço conta com uma área construída de 1,4 mil metros quadrados, podendo atender até 600 alunos nos turnos da manhã, tarde e noite. Esse complexo possibilitará cursos nas áreas de metalmecânica, eletroeletrônica, automação industrial e gestão, contando com laboratórios modernos, como o Senai Lab, que aproximam os alunos da Indústria 4.0. Além disso há uma área preparada para receber as Unidades Móveis do Senai, permitindo à comunidade acessar outros ramos de atuação da entidade.

A diretora geral de Sesi Senai IEL, Susana Kakuta, disse que os alunos que terminam os cursos têm alta empregabilidade e que a unidade está equipada com equipamentos inovadores. “A formação profissional é eixo de desenvolvimento em países que estão em um degrau mais alto”, ressaltou.

O industrial Walter Bergamaschi, diretor da Venax, falou da importância de ter uma unidade do Senai e do esforço e união dos empresários na busca por este objetivo. “Agora estamos em outro patamar”, afirmou.

O evento contou ainda com a presença do prefeito Jarbas da Rosa e do deputado Airton Artus, que representou o presidente da Assembleia Legislativa,  Pepe Vargas.

PROJETO INOVADOR
Em sua estrutura, a escola dispõe de uma usina fotovoltaica – que possui capacidade de abastecer 50% da demanda de energia elétrica do local, em pleno funcionamento – e um sistema para reaproveitamento de águas pluviais. No projeto ainda é trabalhada a redução da necessidade de climatização artificial do prédio, através de telhas termoacústicas, revestimento externo em telhas metálicas e abas nas janelas voltadas a fachada norte. Essas medidas atuam minimizando a incidência solar nas salas de aula, garantindo um ambiente interno mais confortável e energeticamente eficiente.

A concepção arquitetônica da escola reflete uma linguagem industrial, com paredes em blocos de concreto aparente e detalhes em chapa de metal, remetendo às áreas em que o Senai atua.

Publicado quarta-feira, 5 de Fevereiro de 2025 - 18h18
Fale Conosco!