Quais são as características de um sistema de simulação?
Os dados recolhidos durante os processos da indústria abastecem o sistema de simulação com as informações necessárias para a mensuração dos resultados. Antes de adentrarmos um pouco mais nas características que o envolvem, vale ressaltar que softwares como o AnyLogic e o FlexSim estão entre os mais utilizados: dependendo das necessidades do negócio, pode-se utilizar ferramentas gratuitas.
As análises de simulação consideram os intervalos de tempo e as variáveis de produção, que, quando conjugadas, são capazes de representar uma ampla diversidade de mudanças processuais.
A metodologia de virtualização permite avaliar as variáveis randômicas e acidentais, também conhecidas como "estocásticas". Isso oportuniza maior abrangência e efetividade aos resultados.
Para isso, os procedimentos devem ser analisados integralmente, com a simulação de fatores como mão de obra, peças individuais, equipamentos, maquinários e estoque, bem como a interação entre essas partes.
Os projetos de Simulação Digital são semelhantes ao que já conhecemos no Lean Manufacturing. Nessa linha, estamos falando dos princípios de:
- definir;
- testar;
- avaliar;
- melhorar;
- implementar;
- e monitorar.
No primeiro momento, são definidos os problemas que se pretende resolver, assim como os resultados ideais. É a partir de então que a prática de modelagem 3D se inicia — e é a qualidade das informações que vai determinar a confiabilidade dos modelos virtualizados.
Uma vez modelada a planta industrial, ela é analisada de forma a entender as possibilidades de aprimoramento. É importante ter em mente que não existe processo que não possa ser otimizado.
Supondo que uma otimização foi encontrada, o sistema de simulação entra em cena com tudo o que tem: a implementação dos modelos virtuais. É aqui que as "coisas" começam a ganhar corpo.
O monitoramento é a última parte, a hora de medir, medir e medir! Esse trabalho é interminável, ou seja, não pode deixar de ser feito em momento algum, pois é por meio dele que os possíveis aperfeiçoamentos são encontrados.
De que forma os gêmeos digitais auxiliam na otimização dos processos produtivos?
No início do conteúdo, citamos os gêmeos digitais como uma das aplicações mais contundentes da Simulação Digital. No entanto, não falamos de que maneira essa tecnologia é incorporada na Indústria 4.0.
E antes que você pergunte por que ela merece ser destacada, está aqui a resposta: ela é tida como elemento básico para o movimento da quarta revolução industrial. Isso ocorre pelo fato de que um gêmeo digital possibilita criar um modelo virtual de qualquer produto, como carros, máquinas ou turbinas de avião, por exemplo.
Em termos práticos, os gêmeos digitais eliminam a necessidade de a empresa gastar com protótipos físicos e ter que interromper seus processos internos para testes, já que tudo pode ser feito digitalmente.
Comentários
Como citado no material,poder
Como citado no material,poder criar modelos virtuais e simular possíveis erros e acertos se tornou uma necessidade no ambiente industrial
Excelente comentário, bem
Excelente comentário, bem didático.
Deixe um Comentário