Você está aqui

Senai produz máscara de proteção para profissionais da saúde

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) realiza uma força-tarefa em algumas de suas unidades no Estado para a produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras e aventais. “Estamos usando nossa estrutura para contribuir como podemos”, ressalta o diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein. Em Porto Alegre, o Senai Moda e Design entregou nesta semana 110 aventais confeccionados para o Hospital Divina Providência, com TNT doado pela instituição de saúde. A previsão é fabricar um total de 360. A instituição também recebeu uma demanda do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) para a produção de 17,5 mil máscaras de proteção para distribuir a profissionais da saúde que atendem na linha de frente no combate ao coronavírus, assim como para colaboradores do próprio Simers que fazem atendimento presencial. Entre os voluntários da ação estão alunos, ex-alunos, ex-funcionários e a empresa Bacharel Malhas.

Na região de Montenegro, estão sendo produzidos um total de 13 mil máscaras de proteção descartáveis destinadas para profissionais da saúde do Rio Grande do Sul – 6 mil delas para o Simers, em parceria com o Senai Moda e Design de Porto Alegre. A instituição colocou à disposição toda estrutura física da unidade de São Sebastião do Caí e as máquinas de costuras industriais para produção dos Equipamentos de Proteção Individual. Também foram mobilizados voluntários – alunos e ex-alunos do Senai e seus familiares. Dos outros EPIs, 5 mil irão para a Secretaria de Saúde de Montenegro e outros 2 mil para a de São Sebastião Caí. A ação envolve também a empresa Dobra Projetos, de Montenegro. A unidade de Igrejinha está produzindo outras 3 mil máscaras para o Sindicato Medico do Rio Grande do Sul.

Em Caxias do Sul, numa parceria entre o Senai e a Câmara de Indústria e Comércio da cidade, voluntários, entre instrutores e ex-alunos, estão no Senai Nilo Peçanha confeccionando 3 mil uniformes hospitalares (calça e blusa) – cerca de 1 mil já foram entregues – e 10 mil máscaras, com 2,4 mil já distribuídas. No Senai de Farroupilha, um dos instrutores da unidade produziu 200 máscaras que foram entregues à Casa de Repouso Recanto das Borboletas, que abriga idosos da cidade e vai beneficiar moradores e profissionais que atuam no local.

Já em Panambi, funcionários do Senai organizaram um mutirão envolvendo voluntários da comunidade, incluindo empresas, que doaram material e emprestaram maquinário para a fabricação de 3 mil máscaras – 1 mil delas já entregues para os profissionais de saúde do Hospital de Panambi. A cidade também já recebeu duas câmaras de intubação confeccionadas por técnicos do Senai-RS da cidade, que contribuem para proteger de contaminação os profissionais da saúde no processo de intubação.

Publicado Terça-feira, 28 de Abril de 2020 - 17h17