Programa Rota 2030 busca elevar a inserção global da indústria automotiva brasileira
Desenvolver o setor automotivo brasileiro é o foco do programa do governo federal Rota 2030 – Mobilidade e Logística, que busca elevar a inserção global da indústria automotiva brasileira. A iniciativa se estende aos setores de autopeças e dos sistemas estratégicos para a produção de veículos, não limitado unicamente às montadoras.
Nesse contexto, o governo federal isenta o imposto de importação de autopeças que não são produzidas no Brasil e, em troca, as indústrias depositam 2% do valor importado em um programa prioritário. O Senai é uma das instituições responsáveis pela gestão desses recursos por meio do “Programa Prioritário A³”, que fomenta a criação de um ambiente e de ações que promovam o incremento da produtividade da cadeia automotiva.
A instituição assessora as empresas a ingressarem nesse programa e serem beneficiadas com ações voltadas para o aumento da produtividade de, no mínimo, 10%. “O Senai atua em duas vertentes de atuação no programa: uma relativa à produtividade por meio de consultoria em Lean Manufacturing. A outra é a digitalização, fazendo com que a indústria inicie a sua caminhada dentro do cenário da indústria 4.0”, explica o diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein.
As empresas interessadas em saber mais sobre o programa, podem aassistir o Webinar realizado pelo Senai-RS:
Publicado sexta-feira, 25 de Fevereiro de 2022 - 10h10