Você está aqui

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) disponibilizou espaço físico em Estrela, cidade do Vale do Taquari atingida pelas inundações, para receber um hospital de campanha. Operada pelo Exército, a estrutura fica na unidade local do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), que também funciona como heliponto e recebe profissionais da saúde, equipamentos e medicamentos, entre outros itens,  já que a cidade está com o acesso terrestre comprometido. O hospital realiza atendimentos médicos de média complexidade, além de ambulatorial e emergencial.

Há atendimentos aos desabrigados e disponibilização de estrutura física do Sesi-RS em pelo menos outras 11 cidades gaúchas. Confira a atualização das atividades neste domingo, incluindo aquelas realizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) e pelos Bancos Sociais.

SENAI-RS
O Senai-RS colocou todos os seus funcionários para trabalharem junto às unidades do Sesi-RS e às comunidades. Além disso, recolhe alimentos e doações. A equipe de tecnologia do Senai-RS desenvolve uma plataforma para identificar e classificar ofertas e demandas de necessidades. Se há voluntários, onde eles são necessários em cada momento, por exemplo. O mesmo vale para as doações, integrando agentes públicos e privados que trabalham na emergência. 

Nos próximos dias, atuará nas demandas necessárias à medida que a emergência vai se solucionando, envolvendo equipes com auxílio em reconstruções e fabricação de móveis, por exemplo.

Sete escolas do Senai sofreram inundações e os funcionários trabalham para recuperá-las. As aulas presenciais e remotas nas localidades mais afetadas estão canceladas, sendo mantidas apenas nas que não foram atingidas. As aulas presenciais se mantêm somente nas unidades de Santa Rosa, Horizontina, Panambi, Ibirubá, Erechim, Lagoa Vermelha e Tapejara, que estão fora das zonas de inundações.

As aulas presenciais estão canceladas, embora o atendimento presencial ou telefônico continue nas unidades de Farroupilha, Garibaldi, Nova Prata, Veranópolis, Lajeado, Guaporé, Santa Cruz, Venâncio Aires, Calçado – Novo Hamburgo, Couro – Estância Velha, Caxias do Sul, Passo Fundo, Marau, Carazinho, Não-Me-Toque, Flores da Cunha, Antônio Prado, São Marcos, Vacaria, Bagé e Pelotas.

BANCOS SOCIAIS
A Rede de Bancos de Alimentos e Bancos Sociais da FIERGS disponibilizou imediatamente à Defesa Civil cem toneladas de mantimentos para doação, equivalentes a 10 mil cestas básicas, além de pix para contribuições. Ao longo do final de semana, os Bancos Sociais doaram leite, água e roupas no Centro Assistencial Paz, no Bairro Rubem Berta, em Porto Alegre, e na cidade de Canoas, uma das mais afetadas pelas inundações.

Como ajudar – Para contribuir com doações para os Bancos Sociais da FIERGS, os canais são Banco do Brasil, Ag. 3418-5, conta corrente 6610-9, Av. Assis Brasil Brasil, 8787, CNPJ 07018374/0001-83 ou pelo PIX financeiro@bancossociais.org.br.

ESTRELA
Na cidade do Vale do Taquari, que foi bastante castigada pela tragédia, a FIERGS disponibilizou espaço físico para receber um hospital de campanha. Operada pelo Exército, a estrutura fica na unidade local do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), que também funciona como heliponto e recebe profissionais da saúde, equipamentos e medicamentos, entre outros itens, já que o município está com o acesso terrestre comprometido. O hospital realiza atendimentos médicos de média complexidade, além de ambulatorial e emergencial.

CANOAS
Cerca de 440 desabrigados passaram a noite de domingo e madrugada de segunda-feira no ginásio do Sesi-RS. Além dos assistidos, um contingente de aproximadamente 200 voluntários (mais de cem profissionais do Sesi-RS) auxiliam com o acolhimento. O espaço também está recebendo e cuidando de animais resgatados, como cães, gatos e pássaros. Na manhã desta segunda-feira, eram mais de 100 animais. O local oferece alimentação e abrigo, incluindo o acolhimento de crianças. Também é um ponto de referência para doações: o endereço é Rua Aurora, 1.220, bairro Marechal Rondon. Há necessidade de calçados, roupas (principalmente íntimas), colchões, roupa de cama e itens alimentícios.

GUAÍBA 
O ginásio do Sesi-RS segue atendendo em torno de 200 pessoas (mesmo número de domingo). A água, que estava em desabastecimento por dois dias, voltou a fluir no local. Contato para ajudar: via Defesa Civil de Guaíba – (51) 98952-6257.

CAMPO BOM
Mais de cem pessoas continuam sendo acolhidas na unidade do Sesi-RS de Campo Bom, aberta no domingo. Parte considerável desse número é de moradores de São Leopoldo, cidade vizinha que está com dificuldades de atendimento a desabrigados. O espaço deve começar, em breve, a prestar atendimento psicossocial para adultos e crianças com profissionais do Sesi-RS.

SÃO LEOPOLDO
O número de abrigados no ginásio do Sesi-RS mantém-se em aproximadamente 170 pessoas– os acolhimentos começaram ao meio-dia de sábado. É oferecida atenção com higiene, vestiários à disposição e as doações recebidas – alimentos, roupas e materiais de higiene, entre outros itens. Foi criado um espaço para cuidado das crianças, com atividades recreativas e educativas.
Como ajudar: (51) 98938-5524.

ESTEIO, SAPUCAIA DO SUL E PORTÃO
As três unidades, no momento, seguem apoiando regiões vizinhas e necessidades locais.

NOVO HAMBURGO
Entre 180 e 200 pessoas recebem atendimento no ginásio do Sesi-RS Novo Hamburgo. É a capacidade máxima do espaço. Além do acolhimento básico (alimentação), há um espaço para crianças, onde realizam-se atividades. Nesta semana, o local deve começar a prestar atendimento psicossocial para adultos e crianças com profissionais do Sesi-RS.

MONTENEGRO
O ginásio do Sesi-RS na cidade segue com mais de 200 pessoas atendidas, em estrutura montada em parceria com a prefeitura, desde o dia 1º de maio. Como ajudar: doações no Colégio Estadual A.J. Renner (Rua Simões Lopes Neto, s/n, bairro Rui Barbosa).

CAXIAS DO SUL
Nesta segunda-feira (6), havia em torno de 80 pessoas abrigadas no Centro Esportivo Sesi.
Como ajudar: (54) 99383-0942 e (54) 98134-5893.

PASSO FUNDO E ERECHIM
Em Erechim e Passo Fundo, há coleta de doações na rede Sesi-RS.
Como ajudar: 
Erechim: Rua 24 de Outubro, 180, bairro Espírito Santo.
Passo Fundo: Rua Coronel Camisão, 283, bairro Centro.

BENTO GONÇALVES
Foi realizada a distribuição de alimentos e kits odontológicos durante o fim de semana. As unidades do Sesi-RS estão funcionando em Bento e Farroupilha para acolher as crianças do contraturno, para atender famílias que não tem com quem deixar os filhos.
Como ajudar: (54) 99128-8985.

Publicado domingo, 5 de Maio de 2024 - 14h14
Fale Conosco!