Você está aqui

Sistema FIERGS inaugura nova escola Sesi de Ensino Médio em Lajeado

Ao som do repertório da Orquestra Sesi Lajeado, foi inaugurada pelo Sistema FIERGS nesta sexta-feira (29) a Escola Sesi de Ensino Médio Paulo Ignácio Heineck, em Lajeado, no Vale do Taquari. Trata-se da segunda unidade entregue como parte do conjunto de R$ 300 milhões anunciados em 2022 como investimento em educação pela indústria gaúcha – a primeira foi Canoas, no início deste mês.

A solenidade de abertura do complexo educacional à comunidade do Vale do Taquari contou com as presenças do presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, e do superintendente regional do Sesi-RS, Juliano Colombo, além de diversas autoridades como o representante do Conselho Nacional do Sesi, Quintino Marques Severo, o presidente do Conselho Consultivo Integrado do Sesi Lajeado, José Zagonel, o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, e a prefeita eleita, Gláucia Schumacher.

Para Claudio Bier, este é um marco significativo não apenas para o Sistema FIERGS, mas para toda a comunidade de Lajeado e do Vale do Taquari, pois os alunos da escola contribuirão para um futuro de oportunidades na região. “A grande saída do nosso país é a educação. O Sesi e o Senai estão preparados para isso. Também buscamos parceria com as prefeituras, vendo onde precisamos chegar a um maior número de jovens que possam aprender nas nossas escolas, que são escolas de excelência”, afirmou o presidente do Sistema FIERGS.

Atualmente, são sete escolas Sesi no Rio Grande do Sul, sendo cinco delas já acolhendo estudantes (Pelotas, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Montenegro e Gravataí) e duas com início do ano letivo em 2025 (Lajeado e Canoas). As inscrições para a unidade de Lajeado estão abertas, com bolsa de até 100% para dependentes de trabalhadores das indústrias da região.

O superintendente regional do Sesi-RS, Juliano Colombo, falou sobre o histórico de investimentos do Sistema Fiergs em educação e a importância da formação de jovens críticos, criativos e colaborativos para contribuir com o desenvolvimento das comunidades. "É fundamental investir no Ensino Médio. Por isso, criamos um projeto educacional de referência, que desenvolve a autonomia do aluno para fazer suas escolhas e proporciona integração com o mundo do trabalho", afirmou.

A obra para construção da instituição de ensino no Vale do Taquari, que tem mais de 4,8 mil m², teve início em agosto de 2023. Além do Ensino Médio em tempo integral, a estrutura atenderá turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Contraturno Tecnológico, com capacidade para mais de mil estudantes. O investimento foi superior a R$ 30 milhões.   

ENSINO MÉDIO DE REFERÊNCIA

As aulas do Ensino Médio na nova escola começam em fevereiro de 2025, com 120 estudantes nas turmas do 1º ano. A expectativa é atender gradativamente 360 alunos nesta etapa até 2027. O complexo educacional inclui ginásio de esportes, fablearn – espaço para desenvolver a criatividade com uso de tecnologias por meio de projetos mão na massa –, biblioteca, laboratórios, além de estrutura para o Contraturno Tecnológico, que atende a crianças e adolescentes de seis a 14 anos no turno inverso à escola.

Reconhecido nacionalmente, o projeto educacional do Sesi para estudantes do Ensino Médio tem como diferenciais a jornada de tempo integral, a centralidade na pesquisa como impulsionadora das aprendizagens, as salas de aula temáticas e a atuação dos professores como mentores, em apoio aos estudantes na busca de respostas para cada desafio.

INSCRIÇÕES ABERTAS

O processo seletivo para interessados em estudar na Escola Sesi de Lajeado está aberto, com bolsas integrais para dependentes de trabalhadores da indústria.

O edital com mais informações e ficha de inscrição podem ser conferidos aqui.

Publicado sexta-feira, 29 de Novembro de 2024 - 17h17
Fale Conosco!