Com o projeto Smart Totem, voltado à otimização e agilidade dos serviços de saúde, o Senai-RS esteve presente na 23ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), em São Paulo. Arthur da Silva, 19 anos, aluno do 1º Módulo do Curso de Aprendizagem Técnica em Internet das Coisas, e a instrutora de Educação Profissional Carine de Azevedo representaram o Senai de São Leopoldo na convenção, realizada nesta semana.
Desenvolvido no Núcleo de Projetos Educacionais do Senai São Leopoldo, o Smart Totem é um dispositivo inteligente para triagem de pacientes. Ele permite a identificação e a seleção de forma autônoma, simples e intuitiva, por intermédio de sensores IoT integrados. A interface do aparelho foi construída para ser amigável, fornecendo instruções claras ao usuário. Ao final da triagem, o totem gera um relatório para o médico contendo todas as informações necessárias para o atendimento, além de definir a prioridade do paciente.
A Febrace 2025 contou com 300 projetos finalistas. Eles foram desenvolvidos por 671 estudantes do ensino básico e técnico, sob orientação de 462 professores de 269 escolas públicas e privadas de todo o país.
Promovida anualmente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), a Febrace é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia, estimulando a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil.


