Você está aqui

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial assina convênio com instituição de Portugal

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), integrante do Sistema FIERGS, assinou na quinta-feira (24) um protocolo de colaboração tecnológica com o SmartFarm Colab, um centro de pesquisa para inovação na agricultura, em Portugal. O convênio busca possibilitar o desenvolvimento de tecnologias para empresas brasileiras e portuguesas, de forma cooperativa, com fomentos dos dois países para desenvolvimento tecnológico e alavancagem de mercados globais.

O presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, lembra que a inovação é um dos pilares da sua gestão. “Este protocolo abre portas importantes e dá oportunidades de colaboração para acelerar a capacidade de indução de inovação tecnológica na indústria do Rio Grande do Sul”, afirma Bier.

“Há ótimas iniciativas em nosso estado para diversos setores de serviços, mas a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Rede de Institutos Senai de Inovação e do futuro Centro de Competência em Agricultura Digital, se posiciona como referência em inovação para o desenvolvimento de novas competências e, fundamentalmente, das startups deeptechs (empresas de tecnologia que necessitam de capital cientifico e estrutural para se desenvolver)” , explica o gerente da Divisão de Tecnologia e Inovação do Senai-RS, Victor Gomes.

Além de Gomes, assinaram o documento o diretor-regional do Senai-RS, Carlos Trein, o cientista-chefe da SmartFarm Colab, José Barata, e a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras e integrante da direção da SmartFarm Colab, Laura Rodrigues. “Esta cooperação acelerará a geração de conhecimento. Isto qualificará ainda mais a competência de nossos pesquisadores, com maior entrega de valor a toda a cadeia da agroindústria”, enfatiza Carlos Trein.

A missão do Senai-RS, que conta ainda com o cientista-chefe do Centro de Competência, Carlos Eduardo Pereira, está focada na prospecção de parceiros nas áreas de conectividade e digitalização. Em Luxemburgo, o grupo visitou o LIST (Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade de Luxemburgo), que é uma das referências mundiais em comunicação satelital, e o LuxInnovation (agência de inovação de Luxemburgo).
 

Publicado sexta-feira, 1 de Novembro de 2024 - 16h16
Fale Conosco!