O Senai-RS atingiu o maior índice de ex-alunos empregados desde 2017. Segundo a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos 2022-2024, a taxa de formados em cursos técnicos que estão empregados aumentou para 94,9%, a maior porcentagem desde a pesquisa de 2017-2019. Essa é a 22ª edição do levantamento, que consultou mais de 168 mil ex-estudantes e 1656 empresas em nível nacional.
Segundo o Senai-RS, 72,3% dos egressos estão empregados na indústria, setor alinhado com a proposta formativa da instituição. Além disso, 88,4% atuam no mercado com carteira assinada, refletindo a inserção em ambientes de trabalho regulamentados e com benefícios associados ao trabalho formal.
A diretora geral do Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS, Susana Kakuta, destaca a importância de investir em educação profissional e tecnológica. “Os números mostram a contribuição do Senai-RS para a carreira dos alunos e a importância da nossa instituição para a educação e indústria gaúcha”, afirma.
A pesquisa também aponta que 30,7% dos ex-alunos de nível técnico continuam estudando depois da formatura no Rio Grande do Sul. Esse índice indica que uma parcela significativa de egressos busca progressão acadêmica ou especializações, o que pode contribuir para o desenvolvimento de novas competências e empregabilidade a longo prazo.
O Sistema de Acompanhamento de Egressos do Senai (Sapes) é uma ferramenta estratégica que monitora o percurso profissional dos alunos após a conclusão dos cursos, com o objetivo de avaliar o impacto da formação oferecida e sua aderência às demandas do mercado.


