O PAPEL DO SESI NA EDUCAÇÃO
O Sesi-RS conta com quatro Escolas de Ensino Médio nas cidades de Pelotas, Sapucaia do Sul, Montenegro e Gravataí. Ainda estão previstas outras duas unidades, uma em São Leopoldo, que inicia suas atividades em 2020, e outra em Caxias do Sul. A proposta de ensino é baseada em práticas instituições de educação de excelência no Brasil e no mundo, e mescla a preparação para o Mundo do Trabalho com excelência acadêmica. As aulas ocorrem em salas-ambiente específicas para cada área do conhecimento, como Linguagens, Matemática e Ciências Humanas, laboratórios de Ciências da Natureza e infraestrutura para Teatro e Música, com mesas dispostas em círculos, que proporcionam a composição de grupos com perspectiva colaborativa.
A tecnologia é uma aliada no ensino, que se dá por projetos de pesquisa ativa, estímulo ao desenvolvimento, capacitação e experimentação. Os programas de educação do Sesi também incluem a robótica. No segundo ano, inicia a parceria com o Senai-RS, que disponibiliza cursos de qualificação profissional. Outro diferencial são oficinas e projetos para o Mundo do Trabalho, bem como visitas técnicas. A escola pioneira, de Pelotas, foi classificada pelo Ministério da Educação como uma das mais inovadoras e criativas do País.
ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DO SESI
Já o modelo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi elaborado especialmente para o trabalhador da indústria e seus dependentes, com método flexível e adaptado à vida dos profissionais e às necessidades do Mundo do Trabalho. O estudante acessa a plataforma a distância quando e onde quiser, e conta com os professores para tirar dúvidas e orientá-los. “Uma EJA precisa contemplar outros conhecimentos adquiridos por esses jovens e adultos ao longo da vida. Elaboramos um currículo e um jeito de dar aula, que colabora com as necessidades desse trabalhador”, destaca a gerente da área de Educação do Sesi-RS, Sônia Bier.