Os visitantes e o público interno do Congresso Nacional, em Brasília, podem conhecer, até 12 de abril, a exposição Sesi Senai Pelo Futuro do Trabalho, montada no Salão Negro. A mostra apresenta produtos inovadores desenvolvidos em escolas e centros tecnológicos do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As instituições, que foram fundamentais na industrialização do Brasil nos anos 1940, têm agora a missão de formar os profissionais que vão inserir o país na Indústria 4.0.
Entre os trabalhos apresentados está a solução Sono Saudável do Centro de Inovação SESI em Fatores Psicossociais. O trabalho identifica a qualidade do sono dos trabalhadores e seu impacto na produtividade. O serviço, disponível para empresas de todo país, propõe direcionamento de ações de promoção da saúde, contribuindo para maior produtividade da indústria.
No total, são nove projetos expostos de produtos desenvolvidos na rede de 26 Institutos SENAI de Inovação, de 58 Institutos SENAI de Tecnologia e nos oito Centros de Inovação do SESI distribuídos pelos País.
SOBRE O SESI E O SENAI
Criado em 1942, o Senai é o maior complexo privado de educação profissional e serviços tecnológicos da América Latina. Realizou mais de 75 milhões de matrículas ao longo de sua história. Em 2018, foram realizadas mais de 2,3 milhões de matrículas em cursos que vão da iniciação profissional, passando por cursos técnicos até a pós-graduação tecnológica.
A instituição possui 587 unidades fixas e 457 móveis, incluindo os barcos-escola Samaúma I e II, assim como a maior estrutura de apoio à inovação e tecnologia na indústria no Brasil. No ano passado, realizou 1.334.971 ensaios laboratoriais e atendeu a 19.749 empresas com serviços técnicos e tecnológicos.
O Sesi possui escolas orientadas às necessidades do mundo do trabalho, que adotam metodologias e currículos inovadores com foco nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática. Possui 501 escolas que realizam cerca de 1,2 milhão de matrículas em educação básica regular, educação continuada, educação de jovens e adultos e ações educativas.
Oferece ainda aos trabalhadores da indústria, por meio de 114 unidades de vida saudável e 553 unidades móveis, serviços de saúde, segurança no trabalho, inovação, cultura, lazer e esporte. No ano passado, 989.216 vacinas foram aplicadas em sua rede e 3.549.065 pessoas foram beneficiadas com serviços de saúde e segurança.