Você está aqui

Três ocupações já garantiram vaga para WorldSkills Shangai 2022

Das cinco Seletivas WorldSkills realizadas na última semana com participação de alunos do Senai do Rio Grande do Sul, três obtiveram o primeiro lugar e representarão o Brasil na competição internacional que acontece em outubro do próximo ano: Mecatrônica, Tecnologia em Mídia Impressa e Sistemas Dry Wall e Estucagem.

O Senai-RS também disputou vaga em Eletrônica e Carpintaria de Telhados. Nas provas, os jovens são desafiados a executar tarefas do dia a dia do trabalho das profissões, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. 

No Senai Artes Gráficas, em Porto Alegre, o aluno Carlos Augusto da Silva Corrêa Júnior confirmou a vaga para Shangai em Tecnologia de Mídia Impressa. Treinado por Victor Bernardo, Carlos vai seguir a tradição de ter um competidor gaúcho nesta ocupação. Os alunos Djonatan Meinicke e Rafael Guarese Sasseti também conseguiram manter a tradição de ter gaúchos na ocupação de Mecatrônica e confirmaram a passagem para Shangai. A dupla é treinada por Altamiro Antonio Mattana, e disputaram vaga na sede da empresa Festo, em São Paulo. Enrique da Silva Silveira, do Senai-RS, será o representante do Brasil na WorldSkills Shangai na ocupação de Sistemas Dry Wall e Estucagem. Ele obteve o ouro em disputa realizada no Senai de Cuiabá, com o treinador Anderson da Silva Campos.  

A WorldSkills Shangai será realizada de 12 a 17 de outubro de 2022. A competição foi idealizada em 1946, logo após a Segunda Guerra Mundial, e criada em 1950 com o intuito de incentivar jovens a adquirir conhecimentos técnicos necessários para reparar um mundo devastado pelas batalhas militares. Jovens de todo o mundo e os melhores alunos de cada continente se reúnem para disputar medalhas em diferentes modalidades. A definição dos competidores brasileiros acontece até março de 2022.

A última edição da competição aconteceu em Kazan, na Rússia, em 2019. Mais de 1.300 competidores de 63 países, em 56 modalidades, participaram do evento. O Brasil ficou em 3º lugar geral e conquistou duas medalhas de ouro, cinco pratas e seis bronzes, nas modalidades de Desenho Mecânico em CAD, Mecânica de Veículos Pesados, Computação em Nuvem, Tecnologia da Moda, Tornearia CNC, Engenharia de Moldes para Polímeros, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Instalações Elétricas Prediais, Segurança Cibernética, Aplicação de Revestimento Cerâmico, Tecnologia de Laboratório Químico, Mecatrônica e Soldagem respectivamente.

Publicado Terça-feira, 14 de Dezembro de 2021 - 15h15