O prêmio foi entregue por Carlos Sakuramoto, diretor de manufatura da AEA e membro do conselho consultivo Embrapii
Foto: Guilherme Marfina
O Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Sensoriamento, com sede em São Leopoldo-RS, recebeu nesta quinta-feira o prêmio de Destaques dos Programas Prioritários do Ciclo I como a instituição que mais executou projetos do Programa Rota 2030. O destaque foi entregue durante Encontro Nacional do Programa Rota 2030 (Enacoop), realizado em São Caetano do Sul (SP), ao gerente da Divisão de Inovação e Tecnologia do Senai-RS, Victor Gomes.
O Rota 2030 é um programa de desenvolvimento da cadeia automotiva elaborado pelo Governo Federal e coordenado pela Embrapii, Senai, Finep e Fundep. Tem como foco incentivar a produção de novas tecnologias e inovações para o setor, ampliando os investimentos em projetos de P&D e a inserção global da indústria automotiva brasileira.
O Instituto do Senai-RS executou 26 projetos em P&D com indústrias de todos os portes, nas áreas de inteligência artificial e de eletrônica embarcada, aplicadas para Mobilidade Autônoma e Elétrica, Agricultura Digital e Digitalização da Manufatura. Os projetos foram executados com recursos de todas as operadoras (Finep, Embrapii, Fundep e do próprio Senai). “Estes números reforçam o posicionamento do Senai-RS como referência nacional em desenvolvimento de tecnologias digitais para a indústria, com alto impacto na inovação da cadeia automotiva”, explica Gomes
Durante o evento, Victor também participou, ao lado do reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Anderson Ribeiro Correia, do painel sobre Importância da Hélice Tripla na Reindustrialização do Setor Automotivo, por meio de Pesquisa e Desenvolvimento de novas tecnologias.