Vocação da Mercopar há mais de três décadas, o foco em conectar empresas e gerar negócios foi a grande tônica reforçada na solenidade de abertura do evento, realizada na tarde de terça-feira (17), no espaço Mercopar Conhecimento. Com 38 mil metros quadrados, seis mil a mais do que em 2022, número recorde de 625 expositores e 285 horas de programação, a maior feira de inovação industrial da América Latina, promovida pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio Grande do Sul (Sebrae-RS), abriu as portas para o público com o compromisso de ser, pela primeira vez, um evento Carbono neutro.
“Estamos focados na geração de negócios e na temática ESG (environmental, social and governance). A partir de uma estratégia com o inventário da emissão de gases de efeito estufa e a compra de créditos de carbono certificados para a sua compensação, faremos uma Mercopar carbono neutro”, afirmou o representante do Conselho Deliberativo do Sebrae-RS, Gilberto Ribeiro, ao oficializar a abertura da feira.
A tradição da Mercopar de crescer e gerar negócios foi registrada pelo presidente em exercício da FIERGS, Arildo Bennech de Oliveira, ao relembrar que, em 2020, mesmo sob os impactos da pandemia, o evento teve um resultado positivo, mantido nos anos seguintes. Em todos os discursos, foi ressaltado o empenho dos empreendedores. O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, falou sobre a redução de impostos que gerou aumento na arrecadação e citou outras medidas para impulsionar a indústria. “O nosso papel é desburocratizar e facilitar”, completou.
Presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, reforçou que 94% das empresas brasileiras são micro e pequenas, complementando que elas são responsáveis hoje por 55% dos empregos formais no Brasil. “Estamos vivendo um processo de mudanças e revoluções e temos três desafios: sustentabilidade, inovação e processos sociais e de inclusão. Enquanto estamos aqui abrindo esse evento, o Brasil já soma o maior superávit na balança comercial em toda a história. Eu estou otimista e acredito nas capacidades do nosso povo”, acrescentou.
Em um breve discurso, o vice-governador, Gabriel Souza, relembrou os excelentes posicionamentos do Rio Grande do Sul em rankings de inovação e afirmou que o governo trabalha para que o Estado esteja cada vez mais conectado com pautas globais e tendências mundiais. “Precisamos conciliar inovação, capital humano e resiliência climática”, finalizou.
NEGÓCIOS O ANO TODO
A abertura oficial da 32ª Mercopar também foi marcada por uma novidade. A partir desta edição, a Mercopar passará a ter uma atuação permanente, durante o ano todo, além do evento. A proposta é fomentar negócios, ser fonte de conteúdo técnico e promover conexões entre os principais atores do setor, de janeiro a janeiro. Esse leque de oportunidades estará apoiado em cinco pilares: Mercopar Negócios; Mercopar Conhecimento; Mercopar Conexões; Mercopar Soluções e, claro, Mercopar Feira, que acontece anualmente em outubro.
A ideia de expandir a atuação traz em cada pilar um foco em geração de resultados para a indústria. Em Mercopar Negócios a ideia é conectar pequenas e grandes indústrias – dando mais robustez às rodadas de negócios nacionais e internacionais. O pilar de Conhecimento promoverá cursos, palestras e conteúdos pensados exclusivamente para a indústria, a partir de dados exclusivos e toda a riqueza desenvolvida com pesquisas de tendências e estudos com parceiros e institutos nacionais e internacionais. Já Conexões vai potencializar o networking entre o setor. Como o nome já diz, promover conexões, atendendo a complexidade das ofertas e demandas, usando a inteligência da base de dados do Sebrae-RS para ligar as partes. Mercopar Soluções traz consultorias e projetos de conexão entre grandes e pequenas empresas para desenvolver negócios e potencializar a indústria. A já conhecida Mercopar Feira seguirá sendo a maior feira de inovação industrial da América Latina, mas, agora, durante 365 dias do ano.
“Queremos consolidar o conceito de feira permanente, tornando a Mercopar uma unidade de negócios todos os dias do ano. É uma estratégia para estarmos cada vez mais próximos e em sinergia com as demandas das empresas, e mais ágeis na articulação de soluções que sejam de valor para elas, independentemente do evento em si”, resume o diretor-superintendente do Sebrae-RS, André Vanoni de Godoy. Entre as principais ações estão as rodadas de negócios entre Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e grandes players da indústria, eventos corporativos e desenvolvimento de pesquisas e relatório técnicos.
A feira continua até sexta-feira, no Centro de Feiras e Evento Festa da Uva, em Caxias do Sul. Mais informações em www.mercopar.com.br.