FluidBio, do estudante Gabriel Debastiani,
Senai-RS estará na Febrace
Dois projetos inovadores serão apresentados por alunos do Senai São Leopoldo na maior Feira de Ciência e Engenharia (Febrace) em São Paulo, na PUC-SP, na próxima semana (de 18 a 22 de março). Ambos os projetos, que foram selecionados em etapas eliminatórias da feira, destacam soluções inovadoras e sustentáveis para desafios reais e promovem a articulação que compõe a Metodologia Senai de Educação Profissional.
O projeto, intitulado como Cloth Wood (madeira de tecido), consiste em um material compósito criado a partir de roupas descartadas, com 95% de tecido em sua composição. O material demonstrou um desempenho superior ao da madeira em ensaios de compressão e impacto, sendo utilizado na fabricação de diversos objetos, incluindo uma cadeira fabricada pelos alunos. O projeto foi desenvolvido pelo aluno Henrique Pisaroglo, do curso de Aprendizagem Industrial - Mecânico de usinagem.
Já o projeto FluidBio, do estudante Gabriel Debastiani, do curso técnico em Automação Industrial, é resultado do trabalho de um aluno em colaboração com seus orientadores, que desenvolveram um fluido de corte para torneamento à base de óleo de mamona. Comparado aos fluidos tradicionais, o Fluidbio mostrou-se igual ou até mesmo superior em sua capacidade de resfriamento, conforme medido por uma câmera termográfica. Além disso, sua eficácia na expulsão do cavaco foi comprovada pela análise da rugosidade das amostras, revelando resultados superiores em todas as medições.