FIERGS prepara programação de atividades na Expointer 2024
Sempre direcionada aos pilares da nova gestão – Inovação, Competitividade, Retenção de Talentos e Recuperação da Indústria –, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) terá uma programação especial na Expointer 2024, que inicia neste sábado, dia 24. Serão palestras, apresentações e debates no estande da entidade no Parque de Exposições Assis Brasil.
As atividades no espaço da FIERGS, localizado no setor das Máquinas e Implementos Agrícolas - Quadra 52, começam na próxima terça-feira, 27 de agosto, com três palestras dentro do tema Inovação. Às 14h, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) apresenta o IEL Lab – Redesenhando o futuro das indústrias e startups gaúchas. Às 15h, a Rede Senai de Institutos de Inovação e Tecnologia trata sobre Agricultura Digital: Inovações que estão redefinindo o futuro do agro. Já às 17h, o Conselho da Agroindústria (Conagro) da FIERGS, juntamente com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), aborda Cases de inovação da indústria de alimentos no RS.
Em 28 de agosto, a discussão envolve seis temas dentro do pilar Competitividade. A partir das 13h20min, o IEL-RS lança o 10º Fórum IEL de Inovação, enquanto o Conagro e o Conselho de Infraestrutura (Coinfra) da FIERGS debatem o Caso Ferroeste: o modal ferroviário como um fator estratégico para a competitividade das agroindústrias, às 14h. Uma hora depois, o Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) apresenta Transição demográfica e o impacto para o futuro do agronegócio. Às 15h30min, a Rede Senai de Institutos de Inovação e Tecnologia volta ao estande para tratar da Competitividade Agroindustrial: estratégias para alavancar indústrias e liderar o setor. Às 16h, O lado oculto dos custos da produtividade é o tema da palestra do superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo. O dia se encerra, às 17h, com o Conagro abordando As oportunidades e desafios para a consolidação das práticas de irrigação no RS, com participação do vice-presidente do CIERGS Alexandre Guerra; do diretor-regional do Senai-RS, Carlos Trein; do secretário adjunto do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado, Marcelo Camardelli, e do diretor vice-presidente da Farsul, Domingos Velho.
Retenção de Talentos é a abordagem do dia 29 de agosto. Às 14h, o IEL-RS discute Carreiras na Indústria: programas de estágios e bolsas do IEL. Às 15h e 16h, o Sesi-RS apresenta O futuro da força de trabalho e Economia do Cuidado, respectivamente. Indústria mais eficiente: como reter talentos para garantia de uma indústria mais competitiva é a palestra do Senai-RS, às 16h30min. O encerramento do dia se dá com a apresentação conjunta do Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS Entendendo o cenário da mão de obra na Construção Civil, a partir das 17h.
O último pilar em debate na Expointer, Recuperação da Indústria, terá, no dia 30, às 15h30min, o Conagro, juntamente com o Observatório da Indústria com Os desafios da recuperação da agroindústria pós tragédia climática no RS, com participação também da superintendência do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Às 16h, o Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) da FIERGS e o BRDE explicam as Linhas de Crédito Emergenciais. Meia hora após, o IEL-RS trata sobre Imersão Executiva para Lideranças: transformando desafios em oportunidades. Por fim, às 17h, a Rede Senai de Institutos de Inovação e Tecnologia aborda o Recupera Indústria RS: como restaurar e impulsionar a produção no novo cenário econômico.