Você está aqui

Senai-RS e programa Brasil Mais Produtivo beneficiam mais de 300 indústrias gaúchas

 O Senai-RS, por meio do programa Brasil Mais Produtivo, atendeu 302 indústrias gaúchas em 2024. A iniciativa, incluída no plano governamental Nova Indústria Brasil, tem como objetivo elevar a produtividade e promover a transformação digital de micro, pequenas e médias empresas em todo o país.

As indústrias contempladas pelo projeto receberam consultorias especializadas, com orientações técnicas e suporte para inovar e crescer, visando ampliar os benefícios e reduzir os custos das organizações. No Rio Grande do Sul, 261 micro e pequenas empresas e 41 indústrias de médio porte foram favorecidas com o desenvolvimento de novas tecnologias de processos industriais mais otimizados e práticas operacionais mais sustentáveis.

Ao todo, foram realizados 196 atendimentos de manufatura enxuta, processo que busca aumentar a produtividade por meio da redução de erros, redundâncias e desperdícios em sua execução. Já os atendimentos em eficiência energética, que propõe otimizar o consumo de energia, diminuindo custos e desperdícios, somam 106.

Com o apoio do Senai-RS e o programa Brasil Mais Produtivo, o aumento de produtividade das indústrias gaúchas foi de 45%, número maior do que registrado em esfera nacional, que apontou 27,75%. Em relação à diminuição de consumo energético, o percentual foi de 32%, enquanto no país foi de 24,13%.

Com 302 indústrias atendidas pela iniciativa, a meta de 2024 foi atingida. Em 2025, a expectativa é contemplar mais de 600 empresas.

Publicado sexta-feira, 29 de Novembro de 2024 - 17h17
Fale Conosco!